Correio dos Campos

Sábado é dia “D” da vacinação contra a gripe

2 de maio de 2019 às 15:07
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Acontece neste sábado (4) o Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Vacinação Contra a Influenza que segue até o dia 31 de maio. Para atender a população, estarão abertas das 8 às 16h30, sem intervalo para almoço, as unidades Bom Jesus, Jeová Ribeiro, Araucária, Vila Rio Branco, Canta Galo (na Escola Lourival Leite de Carvalho), Arapongas, Bela Vista, Rosário, Morada do Sol, Marcos Simão, Primavera, Alvorada, Abapan, Socavão, Tronco e Guararema.

Em Castro, desde o início a campanha em 10 de abril, foram vacinadas 5464 pessoas, o que significa apenas 30% do público-alvo que é de pouco mais de 18 mil pessoas. A meta é imunizar 90% desses grupos.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczorek Nocera, alerta para que as pessoas procurem os postos para tomar a vacina. “É preciso atenção, e os grupos de risco devem ser imunizados, pois já foi confirmada uma morte em Cascavel de uma criança de três anos pelo H1N1”, relata.

Público

A campanha de vacinação é para pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. É preciso apresentar a Carteira de Vacinação e documento, preferencialmente Cartão SUS.

Sintomas

A Influenza é caracterizada por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.

A transmissão do vírus ocorre principalmente por meio de contatos com as partículas eliminadas por pessoas infectadas ou mãos e objetos contaminados por secreções. É muito elevada em ambiente domiciliar, creches e em ambientes fechados. Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas, após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses. Doenças febris agudas, moderadas ou graves é recomendado adiar a vacinação até a resolução do quadro.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a gripe como cobrir o nariz e a boca enquanto espirrar ou tossir, não tocar a boca e o nariz, lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel 70%, arejar os ambientes mantendo as janelas abertas, não ficar muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas e manter hábitos saudáveis como comer e dormir bem, além de fazer exercícios.