Correio dos Campos

Televisando 2019 é lançado em Castro

17 de abril de 2019 às 19:21
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Educação aderiu mais uma vez ao projeto Televisando, desenvolvido pela RPC e Instituto GRPCOM, em parceria com Secretarias de Educação e Instituições de Ensino Superior. Com o tema “Sustentabilidade: vamos juntos por mundo mais sustentável”, o lançamento da edição 2019 foi realizada nesta quarta-feira (18) no auditório da secretaria.

A assessora de projetos da secretaria, Ana Cláudia Santos, destacou a importância da televisão como ferramenta para a aprendizagem e a escolha do tema. “A televisão está presente na casa da maioria das pessoas e utilizá-la como meio de aprendizagem é importante e só temos a ganhar. O projeto nos dá a oportunidade de fazer que nossos alunos tenham um olhar mais crítico sobre o conteúdo visto na TV. O tema para este ano é bastante atual e vai ao encontro da Base Nacional Comum Curricular”, disse.

Projeto

O Televisando é um projeto de Mídia e Educação, que há 11 anos coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. O objetivo é promover reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania.

Desde 2008 o Televisando vem construindo pontes entre professores e alunos. Estruturadas por uma metodologia dinâmica, interativa, que permite ao professor ensinar qualquer disciplina, utilizando a televisão como recurso pedagógico.

Todos os anos, o projeto elege um tema que é o ponto de partida para as discussões e reflexões com o uso da mídia em sala de aula. O jornalismo da RPC produz as reportagens especiais temáticas, que são levadas para as salas de aula e assistidas por alunos e professores, gerando reflexões e debates.

Ao final do projeto são entregues prêmios em todos os municípios participantes, onde são escolhidos o melhor trabalho de cada categoria por cidade. Para os alunos há duas categorias: história em quadrinhos e ilustração. Para o professor há a categoria prática pedagógica, que é um relato de como o professor utilizou a TV em sala de aula, como recurso pedagógico.