Correio dos Campos

Prefeitura inaugura Centro de Distribuição da Agricultura Familiar

7 de abril de 2019 às 19:56
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura de Castro entregou na última sexta-feira (5) o Centro de Distribuição da Agricultura Familiar Anice Manoel. O prédio fica na Rua Adolfo Gustavo Lesnau, na Vila Santa Cruz, próximo à Prainha e foi reformado com recursos do município. O local será utilizado pela Associação União dos Trabalhadores Rurais que venceu a concorrência pública e vai beneficiar 200 pequenos agricultores de Castro e outros cinco municípios da região.

O centro tem capacidade para receber 240 toneladas de alimentos por mês. Os produtos serão comercializados na venda direta para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O presidente da Associação, Oseias de Oliveira, destacou que toda a logística do espaço vai melhorar a qualidade da produção e garantir segurança ao pequeno produtor na comercialização dos produtos. “Tudo o que for produzido pelos produtores associados será comercializado e isso facilita para o pequeno produtor. Também organizamos de forma a agregar valor aos produtos”, disse.

Para o agricultor familiar Alexandre Pinheiro Leite Junior, o Centro de Distribuição representa um grande passo para o pequeno produtor. “Vai divulgar nossos produtos para os municípios, o que significa ampliar o mercado”, disse.

De acordo com a assessora de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Castro, Patrícia Fadel Fanha, o centro é uma antiga reivindicação dos agricultores familiares. “Será um espaço apropriado para o trabalho dos associados e um incentivo à agricultura familiar”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que o Centro de Distribuição atende aos anseios do pequeno produtor. “Estamos cumprindo mais um compromisso para que o pequeno produtor possa ter melhores condições de trabalho. Sabemos das dificuldades que o pequeno e o grande produtor enfrentam. Criamos, junto com a secretaria de interior, estrutura com a compra de maquinários para a manutenção das estradas e agora esse espaço totalmente equipado para que os agricultores familiares possam desenvolver melhor suas atividades. Desejo que vocês cresçam muito”, disse.

Estrutura

O Centro de Distribuição tem 145 metros quadrados de área construída e foi equipado com verba do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e conta com duas câmaras frias, seladoras, embaladoras a vácuo, estrados e caixas, entre outros, que facilitarão o recebimento, seleção, estocagem, processamento e escoamento dos produtos in natura e processados, agregando valor à mercadoria.