Correio dos Campos

Obras na estrada do Socavão já iniciaram

31 de março de 2019 às 14:49
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Com a presença de moradores, secretários estaduais, municipais, vereadores, deputados estaduais e federal, o prefeito Moacyr Fadel Junior e o governador Ratinho Junior assinaram nesta sexta-feira (29) a Ordem de Serviço para início das obras de mais 8,6 quilômetros da estrada do Socavão. O evento aconteceu na Escola Estadual Fabiana Pimentel, no Socavão.

A deputada Mabel Canto ressaltou que os moradores há muito esperavam pela obra. “É uma alegria estar junto com o governo do Estado aqui para liberar esta obra tão esperada”, ressaltou.

O deputado estadual Alexandre Cury destacou o empenho do prefeito. “Moacyr cumpriu a promessa de reabertura do hospital e agora vai fazer a estrada do Socavão. Logo votaremos aqui para inaugurar esta obra”, disse.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex de Oliveira, enfatizou que a obra significa progresso para a região. “Os Campos Gerais são a primeira região que o governador Ratinho visita e libera recursos. Essa estrada é um sonho de muitos anos e este dia chegou. Hoje é um dia de festa”, disse.

A deputada federal Aline Sleutjes ressaltou a união de esforços para a realização da obra. “O povo de Castro esperou por muito tempo por essa obra e graças ao esforço do prefeito, deputados, secretários e do governador, a prefeitura vai realizar um sonho de várias gerações”, destacou.

Fadel agradeceu ao governador e destacou o esforço de vereadores, secretários, deputados e da equipe da administração. “É um orgulho que Castro é uma das primeiras cidades dos Campos Gerais que o governador visita e em especial o Socavão. No primeiro mandato fizemos oito quilômetros e meio da estrada. No segundo fizemos a estrada até o Abapan e agora serão mais nove quilômetros para a população do Socavão. A obra vai começar a partir da Vila para beneficiar mais de seis mil moradores que aqui estão. Agradeço a todos pelo apoio”, disse.

O governador Ratinho Junior disse que a obra vai melhorar a infraestrutura da região do Socavão. “É uma obra prometida há mais de vinte anos e hoje estamos aqui para assinar a ordem de serviço. E vamos fazer mais ainda por esta região. Parabéns a equipe da prefeitura, a todos que apoiaram essa obra e aos moradores”, disse.

Melhorias

Morador do Socavão há 66 anos, Roberto Soares disse que a estrada vai melhorar muito a vida dos moradores. “Esperamos por isso há muitos anos e agora sabemos que vai sair, vai mudar muito para nós aqui”.

Para Luiz Carlos dos Santos, que mora há 60 anos na vila, a obra vai agilizar o acesso à cidade. “Vamos ter uma estrada melhor e chegar mais rápido na cidade. Esse governo vai ficar na história”, disse.

Vai melhorar em tudo para nós aqui. Estamos contentes, pois há muito tempo, só ouvíamos falar”, disse a dona de casa Lucimara dos Santos.

Obra

Com extensão de 8,6 quilômetros, as obras serão feitas a partir da localidade do Pinheirão em direção à Vila do Socavão, próximo ao cemitério. Os serviços incluem terraplenagem, drenagem e obras de arte corrente, obra de arte especial, pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), sinalização e serviços complementares.

A empresa responsável pela obra é a Antonio Moro & Cia. Ltda., que terá prazo de 300 dias para a execução dos serviços. O investimento é de R$ 12,2 milhões, com recursos do governo do Estado e contrapartida do Município. As obras iniciaram nesta sexta-feira (29). Com mais este trecho, ficarão faltando apenas 13,4 quilômetros para concluir integralmente o asfalto que liga Castro ao Distrito do Socavão.

Continuação

A primeira etapa do asfalto do Socavão foi concluída em 2009 durante o segundo mandato do prefeito Moacyr Fadel Junior com a pavimentação de 8,5 quilômetros entre a Castrolanda e o Cruzo e mais quatro quilômetros na Estrada do Cerne, no sentido do Abapan. O investimento a fundo perdido foi de R$ 10 milhões com recursos do governo do Estado e a obra foi feita pelo 10º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro.