Correio dos Campos

Ambulatório de oftalmologia já está atendendo na Vila Rio Branco

14 de fevereiro de 2019 às 15:15
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Desde quarta-feira (13) os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Castro estão sendo atendidos no ambulatório de oftalmologia instalado no Centro de Especialidades na Vila Rio Branco. A Prefeitura investiu R$ 100 mil na aquisição e revisão de equipamentos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, diariamente serão atendidos dez pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e será possível atender a demanda por consultas que em 2017 chegou a três mil. Para atender os munícipes, uma vez que a especialidade não era oferecida pelo Estado, no final de 2017 a Prefeitura alugou uma unidade de Atendimento Móvel Oftalmológico (AMO) que realizou no ano passado 3092 consultas, suprindo totalmente a demanda. Atualmente, 336 pacientes aguardam por uma consulta e 144 já foram agendados para fevereiro.

“O atendimento móvel foi importante até que o município se organizasse para ter o próprio ambulatório. A gestão vem buscando ofertar serviços essenciais e com qualidade, evitando que pacientes precisem se deslocar para outros municípios. É importante frisar que o usuário deve ser encaminhado para a consulta eletiva pelo médico da unidade básica de saúde”, disse.

“A oftalmologia é uma especialidade muito procurada e agora os munícipes podem consultar no ambulatório próprio do município. Estamos felizes por mais esta conquista para os castrenses”, disse o prefeito Moacyr Fadel Junior.