Correio dos Campos

Comunidade do Guararema recebe ampliação do Centro de Convivência

20 de dezembro de 2018 às 13:39
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura de Castro entregou nesta quinta-feira (20) as obras de ampliação do Centro de Convivência Conceição Rosa Santos da Silva, no Guararema. A solenidade contou com a presença de autoridades, funcionários, comunidade e familiares da homenageada.

O espaço foi totalmente reformado com a troca da cobertura, do forro, substituição de revestimentos, troca das instalações hidráulica e elétrica, demolição de paredes e acessibilidade aos deficientes físicos. O investimento na obra foi de R$ 193 mil com recursos próprios.

O espaço oferta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de atividades supervisionadas com o objetivo de propiciar aos usuários oportunidades para a escuta, valorização e reconhecimento do outro, tomada de decisões sobre a vida, diálogo, experiências de escolha e decisões coletivas, entre outros.

A prioridade no atendimento é para crianças e adolescentes em situação de isolamento, trabalho infantil, que estão fora da escola ou com defasagem escolar superior a dois anos, em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e vítimas de abuso ou exploração sexual, entre outras situações.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, ressaltou que o centro passou por uma reordenação nos serviços e o atendimento chega a 80 crianças por meio de oficinas e percursos nos períodos da manhã e tarde, com orientador social. Além disso, durante a semana também é feito atendimento pela equipe do Centro de Referência e Atendimento Social (CRAS) Luiz King como o Cadastro Único. “São serviços que trazem garantia dos direitos à população evitando que os moradores precisem se deslocar para a cidade. Agora temos um espaço mais adequado para atender as crianças e adolescentes e isso nos deixa muito satisfeitos”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que a ampliação do equipamento permitirá estender o atendimento para a comunidade. “Estamos muito felizes em poder responder aos anseios da comunidade do Guararema. Esta homenagem à Conceição é muito justa e merecida, pois ela foi uma guerreira”, finalizou.