Correio dos Campos

Vamos Ler Digital premia Escola Dr. Jahyr Lopes pelo melhor Blog Escolar

29 de novembro de 2018 às 17:10
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Escola Municipal Dr. Jahyr Lopes foi a grande vencedora do concurso de Blogs Escolares 2018 do projeto Vamos Ler – Geração Digital, desenvolvido pelo portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã. O município concorreu na modalidade Campos Gerais que envolveu escolas das cidades de Carambeí, Piraí do Sul, Jaguariaíva, Teixeira Soares e Tibagi. A premiação para a professora e alunos foi realizada nesta quinta-feira (29) pela manhã.

No blog escolar os alunos do quinto ano A e B postavam entrevistas, fotos, vídeos e textos. A professora Guiomara da Silva, que coordenou os trabalhos, conta que houve grande envolvimento dos alunos nas atividades propostas. “Eles realmente se interessaram por tudo, em produzir os vídeos de entrevista, fazer as leituras e interpretações de textos e melhoraram muito a oralidade. Foi gratificante para todos”, disse.

A aluna ThaisVitória Romero Silva gostou da experiência e já pensa em seguir, futuramente, a carreira de jornalista. “Foi uma experiência muito boa. Melhorei na leitura, gostei de conversar e entrevistar pessoas da nossa cidade. Meus pais estão orgulhosos de mim”, conta.

Para o coordenador do Vamos Ler – Geração Digital, Diogo Tchmolo, o projeto permite o desenvolvimento do potencial das crianças. “Essa geração é digital e tem facilidade com a tecnologia. Além disso, o projeto também reconhece o trabalho dos professores e pedagogos”, ressaltou.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a importância do Vamos Ler. “O importante é o reconhecimento do trabalho com os projetos e é isso que nos encanta. Em especial, nesse projeto, os alunos atuando como protagonistas e terem a oportunidade de utilizar diferentes plataformas, o que deixa os conteúdos de sala de aula muito mais atrativos”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que o projeto beneficia o desenvolvimento dos alunos. “É a tecnologia aliada à educação, fazendo com que nossas crianças possam interagir com as mídias digitais que estão presentes no dia a dia de todos. Estamos muito satisfeitos com essa parceria. Parabéns aos alunos e professores pelo excelente trabalho”, disse.

A coordenação do projeto entregou um tablete para a professora e relógios digitais para os alunos do quinto ano B. As matérias, entrevistas, vídeos e fotos da Escola Jahyr Lopes podem ser vistas no endereço http://escoladrjahyrlopes.blogspot.com/

Projeto

O projeto Vamos Ler – Geração Digital é uma iniciativa de mídia, educação e novas tecnologias do portal aRede em parceria com o Jornal da Manhã. Desenvolvido desde 2008, já alcançou 40 mil alunos de escolas da região dos Campos Gerais.

Em 2018 foram mais de 2,2 mil alunos de 60 escolas municipais e três particulares envolvidos no projeto. Foram enviados mais de 300 vídeos, cinco mil fotos e criados 68 blogs escolares contando com mais de 120 turmas. Os conteúdos publicados no portal aRede somam 450 matérias, além de 77 páginas publicadas no Jornal da Manhã.