Correio dos Campos

Professora de Castro vence fase estadual do Agrinho Solos

7 de novembro de 2018 às 12:09
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A professora Lia Marcia Ferreira da Silva, da Escola Municipal Rural de São Sebastião, venceu a etapa estadual do concurso Agrinho na categoria Solos e ganhou um automóvel zero quilômetro. A premiação do concurso aconteceu na segunda-feira (5), em Curitiba.

Lia concorreu com o projeto “Alunos em defesa da natureza, cuidando do seu patrimônio, o solo”, que fez uma comparação entre o plantio orgânico e convencional de morangos, abordando ainda a formação do solo. As atividades práticas incluíram visita à casa dos alunos, ao acampamento Maria Rosa do Contestado para conhecer o cultivo agroecológico, e à Fundação ABC. Eles também aprenderam sobre a importância da coleta seletiva fazendo reciclagem de materiais em suas próprias casas e fizeram blitz ecológica em frente à escola.

Em sala de aula foram trabalhados gêneros pessoais, carta e convite. Um ex-aluno da escola palestrou sobre tecnologia no preparo do solo e um morador da localidade falou sobre como era feito o manejo do solo antigamente.

Lia destaca que quando enviou o projeto ficou na expectativa e não conteve as lágrimas quando foi informada que era uma das finalistas. “O sentimento hoje é de gratidão a Deus, minha família, minha escola e principalmente, aos meus alunos que foram protagonistas deste projeto”, disse.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, ressaltou que o reconhecimento é fruto do trabalho de muitos anos de uma professora que realmente ama o que faz e quer que os alunos aprendam e levem a experiência para a vida”, finalizou.

Agrinho

O Programa Agrinho é a maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR, que já foi inclusive replicado em outros estados e até outros países de língua portuguesa. Todos os anos a iniciativa mobiliza cerca de 1,5 milhão de alunos e 80 mil professores em todo Paraná. Ao longo do ano, os docentes utilizam os materiais didáticos do Agrinho para levar para as salas de aula temas transversais como cidadania, ética, segurança pessoal e meio ambiente.

O Concurso Agrinho premia as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores ao longo do ano e também os alunos. Também existem as categorias Escola Agrinho, Município Agrinho e Núcleo Agrinho, que são premiados anualmente.