Correio dos Campos

Alunos recebem certificado de cursos profissionalizantes

30 de outubro de 2018 às 18:04
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, realizou na segunda-feira (29) à noite, no Teatro Bento Mossurunga, a entrega de certificado de conclusão para 160 alunos dos cursos profissionalizantes promovidos em parceria com o Senai.

Os participantes frequentaram os cursos de Operação de Sistemas de Refrigeração Industrial e Instalação e Manutenção de Aparelho de Ar Condicionado; Pacote Office e Excel do Básico ao avançado; Costura Industrial; Eletricista Industrial; Fundamentos da Eletrotécnica; Fundamentos da Mecânica Automotiva; Mecânica de Automóveis; Técnicas de Panificação e Confeitaria, e Elaboração de Doces e Salgados. As aulas foram ministradas nas unidades móveis do Senai, que são carretas adaptadas para salas de aula, instaladas no Parque Lacustre. A carga horária dos cursos variou de 80 e 160 horas.

Os cursos foram adquiridos pela Prefeitura com investimento de R$ 250 mil e ofertados gratuitamente à comunidade. Para a escolha das modalidades profissionalizantes, foi realizada uma pesquisa junto ao comércio e a indústria que identificou a demanda de mão de obra especializada. “Os cursos foram escolhidos para atender essa demanda e proporcionar empregabilidade”, diz o diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Guto Beck.

A qualificação profissional integra o projeto “Castro Cidade da Oportunidade” que tem como objetivo preparar mão de obra para o mercado de trabalho e fomentar iniciativas empresariais no município de Castro.

Dentro do projeto está em andamento o curso de solda e ainda serão oferecidos este ano os cursos de construção civil e também de segurança no trabalho em altura e espaço confinado. “Para 2019 já estamos planejando novos cursos visando a qualificar mais mão de obra e dando oportunidade à população de se aperfeiçoar profissionalmente”, encerrou Guto.