Correio dos Campos

Concurso escolherá mascote dos JECA

9 de outubro de 2018 às 12:51

IMPRENSA/Castro – A fim de ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade, a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude lançou na última semana o concurso “O Mascote dos Jeca é seu” que escolherá o melhor desenho feito por alunos do ensino fundamental e médio das escolas da rede pública e particular de que participarão da 31ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (JECA).

As escolas que aceitaram participar têm até o dia 11 de outubro para encaminhar os desenhos selecionados para a Diretoria de Ensino. Cada diretor irá encaminhar os melhores desenhos para a secretaria, que divulgará o vencedor até 30 de outubro. “O intuito é que a comunidade escolar e a sociedade civil aceitem o convite para contribuir com a modernização dos nossos Jogos Estudantis de Castro”, comentou o secretário municipal de Esporte e Juventude, Marcos Rocco.

De acordo com a organização, o concurso deve enfatizar na rede de ensino a importância da participação coletiva e cultural democrática no cotidiano das escolas, envolver alunos, professores e comunidade escolar num programa diversificado de ações, de forma que vivenciem todo o processo de democratização escolar. “Além da democracia, o concurso visa inserir os alunos no contexto do projeto, o que possibilitará que se tornem mais críticos e produtores de informações, entre outras ações”, disse Rocco.

Participação

A participação se dará por adesão da escola. É possível se inscrever individualmente ou em grupo de até três pessoas que podem estar cursando séries diferentes do ensinos fundamental e médio. Os participantes devem escolher um professor orientador que será responsável pela autenticidade da produção. O mascote criado deve ser inédito e sem menção de estereótipos, além de ser composta, exclusivamente, pela linguagem não verbal.

Após a escolha, o mascote se torna propriedade da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude para seu uso e exploração de mídia.