Correio dos Campos

Hospital Anna Fiorillo Menarim ganha dez novas UTIs

1 de outubro de 2018 às 17:34
(Divulgação)

IMPRENSA/Castro – Um ano após a entrega das obras de readequação do Hospital Anna Fiorillo Menarim, a Prefeitura Municipal de Castro reabriu nesta segunda-feira (1º) dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que leva o nome do médico castrense Sidney Joel Iucksch.

Em 2017 foram adquiridos aparelhos, equipamentos e utensílios médicos para viabilizar a reabertura dos leitos de (UTI), do centro cirúrgico da unidade e ampliação dos serviços da clínica cirúrgica e do centro obstétrico do hospital. No total, o investimento foi de R$ 6 milhões com recursos dos governos federal, estadual e municipal.

O diretor da Cruz Vermelha, Jeronimo Fortunato Junior, destacou que a reabertura das UTIs aconteceu antes do prazo previsto. “Estamos contentes por trabalhar por Castro e redondeza, as especialidades estão aumentando, estamos melhorando o atendimento e esperamos que a Cruz Vermelha seja aqui em Castro o que é para o mundo”, disse.

A secretária Municipal de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutschke, disse que esse é mais um avanço para a saúde do município. “É um grande dia. Estamos muito felizes, porque sabemos o quanto é imprescindível ter UTI no hospital para melhor atender os pacientes”, destacou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que é mais um sonho concretizado para a comunidade. “Já tivemos no passado um hospital que funcionava e oferecia um excelente atendimento na região. Lutamos para equipar e entregar o hospital novamente para a população. Pela segunda vez estamos realizando o sonho de entregar as UTIs para a comunidade castrense. Sabemos que UTIs que salvam vidas e que vão proporcionar um atendimento ainda mais completo para nosso povo. Essa UTI leva o nome do Dr. Sidney Iucksch, de uma família de médicos muito humanos”, disse.

Homenagem

A UTI do Hospital Anna Fiorillo Menarim leva o nome do médico castrense Sidney Joel Iucksch que por mais de 50 anos exerceu a medicina em Castro. O neto do médico, Guto Beck, agradeceu a homenagem. “É com imensa gratidão que recebemos esta homenagem ao meu avô que por mais de 50 anos se dedicou com muito amor à atender os castrenses. Estamos muito alegres também pela reabertura das UTIS que vão auxiliar no atendimento aos castrenses.

Atendimento

As obras de readequação do Hospital Anna Fiorillo Menarim realizadas em 2017 incluíram o centro cirúrgico, ala de imagem, Pronto Socorro, quartos e banheiros, paisagismo, jardinagem e pintura interna e externa. O município adquiriu equipamentos como Raio X, ventiladores mecânicos e autoclaves, entre outros. O hospital disponibiliza três centros cirúrgicos, 120 leitos e oferece procedimentos como cirurgias eletivas.