Correio dos Campos

Meio Ambiente intensifica fiscalização para coibir crimes ambientais

11 de setembro de 2018 às 14:54
(Divulgação)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, tem atuado para coibir crimes ambientais no município. De janeiro a agosto deste ano, o setor averiguou 31 denúncias de crimes ambientais e atendeu 34 solicitações de fiscalizações do Ministério Público, Justiça e Polícia Civil.

Além do trabalho de fiscalização, as vistorias para emissão de alvarás também foram intensificadas. Em 2018 foram realizadas aproximadamente 500 inspeções para a emissão do documento. “Empreendimentos que geram resíduos potencialmente poluidores são fiscalizados no momento da abertura ou renovação do alvará de funcionamento, pois devem estar dentro das normas ambientais vigentes. O objetivo desse trabalho é minimizar ou impedir a poluição ambiental em nosso município”, explica o Superintendente de Meio Ambiente, Henrique Salgado.

De acordo com Henrique, o trabalho de fiscalização é muito importante e a ajuda da população é sempre bem-vinda. “As pessoas que têm informações de crimes ambientais ocorrendo em nossa cidade podem fazer denúncias pelo telefone ou diretamente na secretaria. Assim que tomamos conhecimento, uma equipe de fiscais e biólogos é enviada ao local e, caso sejam constatadas irregularidades, é gerado um processo para a aplicação de sanções, reparações ou recuperações. A identidade de quem denuncia é sempre mantida em sigilo”, ressalta.

Para fazer denúncia, os munícipes podem entrar em contato pelo telefone 2122-5540 ou se dirigir à sede da secretaria na Rua Jerônimo Cabral Pereira do Amaral, 2333, Jardim das Araucárias, no antigo Matadouro.