Correio dos Campos

Projeto resgata brincadeiras antigas e integra crianças e idosos

10 de setembro de 2018 às 14:19
(Divulgação)

IMPRENSA/Castro – Idosos que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Consulesa Helena van den Berg, em parceria com a classe especial da Escola Municipal Dalila Ayres, participaram, no mês de julho de encontros de integração Inter geracional com o objetivo de resgatar brincadeiras antigas.

O projeto “Tecnologia por quê as 5 Marias?” idealizado pela professora Rosana Rodrigues da Silva visa desenvolver com alunos, atividades a fim de preservar a memória e o prazer proporcionado por brincadeiras, possibilitando às crianças o conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, mas também participar da construção do brinquedo. “Quando eles interagem com os colegas nas brincadeiras, desenvolvem valores importantes na formação do ser humano”, disse a professora.

Para fazer as 5 Marias, os alunos pesquisaram junto aos pais e avós e fizeram pesquisa de campo. Descobriram que o jogo foi originado na Grécia e trazido para o Brasil possivelmente pelos portugueses durante a colonização, o que explica o nome, pois eles eram católicos.

Os alunos participaram ainda de oficina de Jogos Matemáticos com o professor Jean Carlos Silveira que respondeu aos questionamentos quanto aos objetivos do jogo das 5 Marias.

Para confeccionar mais jogos, a escola resolveu aproveitar e valorizar o conhecimento dos idosos do CRAS. Durante os encontros, eles contaram histórias de sua infância e de como jogavam 5 Marias. Após a confecção dos jogos, os idosos foram entregá-los na escola. “Com essa socialização entre escola e CRAS resgatamos a cultura, a valorização da fala e a experiência da vida do idoso. Para os alunos foi uma oportunidade de aprender com os mais velhos”, disse.

A professora destaca que o projeto continua e que a ideia é fazer novo encontro, onde os alunos ensinarão jogos online educativos para os idosos, utilizando o laboratório de informática da escola.