Correio dos Campos

Guarda Mirim completa um ano em Castro

31 de julho de 2018 às 17:44

IMPRENSA/Castro – A Guarda Mirim de Castro comemorou um ano nesta terça-feira (31). Inicialmente com 25 inscritos, o projeto conta hoje com 70 crianças e adolescentes com idade entre 10 e 15 anos que participam das atividades no contraturno escolar aprendendo noções de civismo, respeito ao próximo e hierarquia, além de participarem de palestras com temas como ética, moral e cidadania.

Instalada no Centro de Convivência Educandário Manoel Ribas, a Guarda Mirim é mantida pela Prefeitura e desenvolve atividades de segunda à quinta-feira nos turnos da manhã e tarde. Oferece café da manhã, almoço e lanche. O projeto conta com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal que ministram cursos de primeiros socorros, combate a incêndio e prevenção de álcool e drogas.

Máximo Magalhães, de 14 anos conta que a Guarda Mirim provocou mudanças significativas em sua vida. “Me tirou da rua, Aprendi aqui a conviver com outros adolescentes, a me prevenir contra as drogas e tantas outras coisas. Para mim é muito importante, porque melhorei na escola e em casa”, avalia.

Isabelle Marcondes, também de 14 anos, entrou esse ano para o programa e diz que aprendeu muito. “Ganhei maturidade. O que aprendo aqui me ajuda a ver a vida de outra forma”, diz.

O coordenador do projeto, Herlon Gabriel Silva, ressalta que esse primeiro ano foi muito produtivo. “Superamos as expectativas. Recentemente tivemos a primeira formatura. Estamos com quase a totalidade das vagas preenchidas e futuramente, acredito que vamos até ter falta de vagas. O projeto é uma oportunidade para essas crianças e adolescentes de se prepararem para a vida”, destacou.

Para a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, foram muitas conquistas. “O projeto foi atraindo mais crianças e adolescentes que aqui aprendem valores para se tornarem cidadãos mais conscientes. Ficamos felizes em ver que o resultado de um trabalho que busca ensinar para a vida. Ressaltamos ainda que os adolescentes podem desenvolver atividades de apoio a programas executados pela Prefeitura e colaborar em campanhas de divulgação”, disse.

Novidades

Visando oferecer oportunidade de crescimento às crianças e adolescentes, a Guarda Mirim vai oferecer curso de informática por meio do telecentro que está sendo montado no local pela Prefeitura. Serão disponibilizados dez computadores comprados com recursos próprios do município. As aulas serão ministradas por técnicos do Senac.

Também em parceria com o Senac será oferecido o curso “Viver e Adolescer com Qualidade de Vida” que tem como objetivo disseminar aos participantes conhecimentos sobre qualidade de vida na adolescência, visando comportamentos e atitudes saudáveis. O investimento nos cursos é de R$ 47 mil.