Correio dos Campos

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até dia 22 de junho

15 de junho de 2018 às 21:51

IMPRENSA/Castro – A Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada mais uma vez e a data final será dia 22 de junho para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. A partir do dia 25 a vacina estará disponível para a população em geral.

Até o momento, Castro já atingiu 82%do público-alvo, mas a meta é vacinar 90% de cada grupo. O grupo das crianças é o que apresenta menor índice até o momento com 68%.

De acordo com Marielen Wieczorek Nocera, da Supervisão de Vigilância em Saúde, a expectativa é de que na última semana, a procura aumente. “Pedimos que aqueles que ainda não tomaram a vacina que procurem uma unidade para serem imunizados”, disse.

A vacina contra a gripe é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas.
A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde no horário das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas.

Doença

A Influenza uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.