Correio dos Campos

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (15)

13 de junho de 2018 às 11:44

IMPRENSA/Castro – Castro já atingiu 82%do público-alvo que deve tomar a vacina contra a gripe, lembrando que a campanha termina nesta sexta-feira (15). A meta é vacinar 90% das pessoas que fazem parte dos grupos de risco.

De acordo com Marielen Wieczorek Nocera, da Supervisão de Vigilância em Saúde, o grupo das puérperas já atingiu 100% do público-alvo, seguido dos idosos com 97%. Trabalhadores em saúde somam 71%, professores 78%, gestantes 70%. Em último, continua o grupo de crianças com 68% da meta atingida.

Para aumentar o índice de crianças vacinadas, enfermeiras estarão a partir desta quarta-feira (13), até sexta-feira (15) nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para vacinar as crianças que ainda não foram imunizadas. “Enviamos um aviso aos pais para que comparecessem na escola com carteira de vacina para que a criança possa ser imunizada. Esperamos atingir a meta que é de 90% para todos os grupos”, disse Marielen.

A vacina contra a gripe é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas.
A vacina pode ser tomada em qualquer posto de saúde no horário das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Doença

A Influenza uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.