Correio dos Campos

Governadora assina ordem de serviço para obras de acesso ao Contorno Norte

18 de Maio de 2018 às 17:27

IMPRENSA/Castro – A governadora Cida Borghetti assinou nesta sexta-feira (18) a ordem de serviço para o início das obras de acesso ao Contorno Norte que fará a ligação entre as rodovias PR-151 e PR-090 (Distrito Industrial I e II), em Castro. As obras devem iniciar segundo semestre. O resultado final da licitação foi publicado no início do mês no Diário Oficial do Estado.

Nessa etapa serão realizadas as obras do acesso ao contorno com a pavimentação de 2,6 quilômetros do Cruzo até as indústrias Cargill e Evonik, a construção de um viaduto no entroncamento com a PR 340 (Cruzo) com a PR-090 e uma rótula alongada em frente a Cargill. O investimento nestas obras serão de R$ 13,3 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “É o primeiro passo para a construção do Contorno Norte de Castro que vai retirar o tráfego pesado da área urbana do município”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion.

O projeto prevê ainda, obras de drenagem, terraplanagem, obras de artes especiais, sinalização, iluminação pública, remanejamentos, desapropriação, melhorias ambientais e obras complementares. A previsão é que a primeira fase da obra dure dez meses.

A outra etapa do projeto será a pavimentação de mais 16 quilômetros ligando os dois distritos industriais.

Infraestrutura 

Cida destacou que é um investimento é vultuoso que vai possibilitar a melhoria da infraestrutura logística do município. “Castro é um importante eixo do desenvolvimento industrial e histórico. A infraestrutura e a logística são importantes para que o produto chegue ao seu destino final, e o contorno vai atender às empresas já instaladas e a outras que virão”, disse.

Compromisso

Desde a instalação das empresas Cargill e Evonik em Castro, o prefeito Moacyr Fadel Junior havia se comprometido em buscar apoio do governo do Estado para as obras do Contorno Norte. Ele destacou que o acesso vai beneficiar toda a cidade e atrair indústrias para o município. “Essa obra era aguardada há muito tempo e solicitamos apoio ao governo do Estado que nos atendeu. O Contorno Norte ligará os dois distritos de Castro, oferecendo melhores condições para a instalação de novas indústrias”, disse.