Correio dos Campos

Saúde alerta para o prazo da vacinação contra a gripe

14 de maio de 2018 às 14:33

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Castro alerta a população que precisa tomar a vacina contra a gripe para o prazo da campanha que termina em 30 de maio. De acordo com Marielen Wieczorek Nocera, da Supervisão de Vigilância em Saúde, até esta segunda-feira (14) 52,76% do público-alvo em Castro havia sido imunizado. Desse total, os grupos das crianças e dos professores alcançaram os menores índices da vacinação com 34,69% e 38,42%, respectivamente. O grupo de puérperas é o que mais recebeu a imunização com 73,72%, seguido dos idosos com 68,83%. Trabalhadores em Saúde e gestantes somam 47,58% e 40,48%.

Marielen destaca que a meta da campanha é imunizar pelo menos 90% de pessoas cada grupo. “Precisamos que esse público atente para o prazo que termina agora em maio e procure os postos de saúde para tomar a vacina, porque é a melhor forma de prevenir a doença”, disse.

Para tomar a vacina é preciso levar um documento com foto, cartão SUS e carteira de vacina. Professores devem levar a declaração da instituição de ensino e pessoas com doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica.
A vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade e do interior.

Quem deve tomar

Devem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas.

Doença

A Influenza uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.