Correio dos Campos

Projeto “Fora Desperdício” integra livro lançado em Pernambuco

28 de março de 2018 às 18:19

IMPRENSA/Castro – O consumo consciente de alimentos foi o mote da gincana “Fora Desperdício”, projeto desenvolvido pela professora Ana Paula Dantas Silva em conjunto com a professora Marli Ianke, a coordenadora pedagógica Thaisy Weinert e a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ciranda do Saber, Danielle Tibucheski.

O tema foi selecionado para integrar o livro com os 30 melhores relatos de experiências realizadas nas escolas brasileiras e lançado na semana passada na Universidade Federal de Pernambuco a segunda edição da Jornada de Educação Alimentar e Nutricional que reuniu gestores educacionais, nutricionistas e professores.

Ana Paula destaca que ao trabalhar com a redução da quantidade de alimentos que sobravam no prato, as crianças foram estimuladas a não desperdiçar. “Elas entenderam que a comida que sobrava ia para o lixo e aprenderam a evitar o desperdício”, conta.
Quanto a ter a experiência inserida no livro, Ana Paula destaca que “é muito importante ver nosso trabalho valorizado e reconhecido”, diz.

Jornada

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o evento incentivou o debate e a prática das ações de EAN no ambiente escolar, além de dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas do país.

“Acreditamos que promover ações que estimulem a boa alimentação nas escolas é de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes em sala de aula”, afirmou o diretor de Ações Educacionais do FNDE, José Fernando Uchôa.

As estratégias do FNDE para a promoção das ações de educação alimentar e nutricional tiveram destaque em 2017, quando foi realizada a primeira Jornada EAN nas escolas de Educação Infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Na primeira edição, 800 escolas dos 24 estados do país foram inscritas, sendo 460 selecionadas para participar do concurso.