Correio dos Campos

“Pintando um Sorriso” distribui kits para as crianças

1 de março de 2018 às 16:29

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Saúde de Castro retomou o projeto “Pintando um Sorriso”, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação em toda a rede municipal de ensino. Estão sendo entregues os kits com escova, pasta de dente, sachês de flúor para o primeiro semestre, e as equipes de saúde bucal orientam sobre a escovação diária, além de fazer a aplicação do flúor. Para as crianças que necessitam de encaminhamento odontológico, é feito agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) é executada apenas a escovação, por não ser recomendado o uso de flúor.

De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da secretaria, Diogo de Paula Nocera, 8.200 crianças das 39 escolas municipais, incluindo as do campo, receberão o material. No segundo semestre, o projeto vai ampliar as atividades educativas com teatro, fantoche e o escovódromo, além de entregar novos kits. “A partir de agosto levaremos mais atividades lúdicas, sempre o intuito de mostrar a importância da escovação diária. Desde 2010, o projeto tem apresentado bons resultados com as crianças incorporando o hábito dos cuidados com a saúde bucal”, disse.

A secretária de Educação, Rejane Nocera, destaca que o projeto contribuído para a conscientização das crianças em cuidar dos dentes. “As crianças aprendem e ainda difundem a informação para os pais, criando um círculo virtuoso”, analisa.