Correio dos Campos

Vistoria em veículos do transporte escolar segue até o dia 2 de março

15 de fevereiro de 2018 às 17:02
Foto: Divulgação/Castro

IMPRENSA/Castro – A Diretoria de Segurança Pública, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran) segue com a vistoria nos veículos que fazem o transporte escolar em Castro, na sede urbana. O serviço de vistoria está sendo realizada das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, no Parque Lacustre. Ao todo, 75 veículos devem ser avaliados.

De acordo com o responsável pela vistoria do transporte público da Guarda Municipal, Rodiney Carneiro, a vistoria é válida para o primeiro semestre de 2018. Entre os documentos exigidos estão a taxa de vistoria – que deve ser paga na Prefeitura, comprovante de abertura de Alvará 2018, Carteira Nacional de Habilitação “D”, Certidão Negativa Criminal, histórico de pontuação de motorista, documentos do veículo e inspeção veicular, apólice de seguro e comprovante de residência. Os veículos devem ter registro como veículo de passageiro da categoria aluguel, faixa lateral na cor amarela com o letreiro “escolar”, cronotacógrafo, lanternas dianteiras brancas foscas ou amarelas na parte superior dianteira, lanternas traseiras na cor vermelha, dispositivo próprio para quebra ou remoção de vidro em caso de acidente, faixa adesiva em local visível indicando a capacidade máxima de lotação e vidros corrediços com abertura máxima de dez centímetros. Também devem estar em perfeito estado os equipamentos obrigatórios como freios de estacionamento, estepe, espelhos, buzina, extintor de incêndio, limpadores de para-brisas, pneus e cintos de segurança.

Motorista

Além dessas exigências, o condutor dos veículos de transporte escolar deve ter idade superior a 21 anos, habilitação em curso especializado credenciado pelo Detran, não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses ou ser reincidente em infrações médias.

Se todas as exigências forem atendidas, o veículo recebe um selo válido por seis meses. Em caso de irregularidades, o proprietário tem prazo sanar o problema e retornar o veículo para vistoria. “Ressaltamos que a Guarda Municipal fará fiscalização permanente dos veículos de transporte escolar e se o veículo não passou por vistoria, será ser apreendido”, finalizou.