Correio dos Campos

Veículos do transporte escolar passam por vistoria

26 de janeiro de 2018 às 13:24

IMPRENSA/Castro – A Diretoria de Segurança Pública, através da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran) está realizando vistoria nos veículos que fazem o transporte escolar público em Castro. Esta semana, foram vistoriados os ônibus e da próxima segunda-feira (29) até o dia 9 de fevereiro serão inspecionadas as vans. No total, 174 veículos serão avaliados.

A vistoria dos veículos é válida para o primeiro semestre de 2018. Entre os documentos exigidos pela Segurança Pública estão a taxa de vistoria – que deve ser paga na Prefeitura, comprovante de abertura de Alvará 2018, Carteira Nacional de Habilitação “D”, Certidão Negativa Criminal, histórico de pontuação de motorista, documentos do veículo e inspeção veicular, apólice de seguro e comprovante de residência. Os veículos devem ter registro como veículo de passageiro da categoria aluguel, faixa lateral na cor amarela com o letreiro “escolar”, cronotacógrafo, lanternas dianteiras brancas foscas ou amarelas na parte superior dianteira, lanternas traseiras na cor vermelha, dispositivo próprio para quebra ou remoção de vidro em caso de acidente, faixa adesiva em local visível indicando a capacidade máxima de lotação e vidros corrediços com abertura máxima de dez centímetros. Também devem estar em perfeito estado os equipamentos obrigatórios como freios de estacionamento, estepe, espelhos, buzina, extintor de incêndio, limpadores de para-brisas, pneus e cintos de segurança.

O condutor dos veículos de transporte escolar deve ter idade superior a 21 anos, habilitação em curso especializado credenciado pelo Detran, não ter cometido infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses ou ser reincidente em infrações médias.

Se todas as exigências forem atendidas, o veículo recebe um selo válido por seis meses. Em caso de irregularidades, o proprietário tem prazo sanar o problema e retornar o veículo para vistoria.

De acordo com o diretor de Segurança Pública de Castro, Antonio Sergio de Oliveira, as exigências visam cumprir a lei e oferecer segurança aos passageiros do transporte escolar. “Nossa preocupação é que os veículos estejam adequados para circular para garantir um transporte seguro para os alunos”, finalizou.

O serviço de vistoria está sendo realizado no Parque Lacustre, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.