Correio dos Campos

Saúde apresenta resultados e destaca trabalho de equipes

22 de dezembro de 2017 às 16:59

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Saúde de Castro apresentou nesta sexta-feira (22), os resultados de estudos feitos durante o ano e entregou placas em reconhecimento ao trabalho das equipes que mais se destacaram.

O levantamento demonstra que de janeiro até outubro, 77,67% dos munícipes utilizaram a saúde pública. O primeiro estudo realizado em abril mostrava alto índice de insatisfação com o atendimento de enfermeiros e médicos chegando a 22,97% dos entrevistados. Em outubro, 70% dos entrevistados consideraram o atendimento desses profissionais como ótimo e bom, e outros 28,9% como regular.

Na avaliação da qualidade da saúde pública, em abril 1% considerava ótimo e outros 15% classificaram como bom. No segundo levantamento, esses índices aumentaram para 11,59% e 53,65%, respectivamente.

Houve ainda crescimento da produtividade em todas as Equipes de Saúde da Família em comparação ao ano de 2016 e as Equipes Saúde da Família Vila Rosário e Morada do Sol receberam o selo prata da Secretaria Estadual de Saúde e as do Prado Velho e Jardim Araucária, o selo bronze por adequação das estruturas de atendimento ao usuário.

A secretaria destacou ainda o trabalho de todas as Agentes Comunitárias de Saúde, equipes do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Serviço Móvel de Urgência (SAMU), laboratório municipal, Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), marcação de consulta, almoxarifado, CAF, Hospital Ana Fiorillo Menarim e ainda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que realizou em 2017 até outubro, 324 mil procedimentos, o que significa um aumento de 16,63% em relação a 2016.

Outro dado ressaltado pela secretaria foi o índice de mortalidade infantil no município que caiu de 17 óbitos em 2016 para 8 em 2017, ou seja, redução de 52,94%.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lídia Kravutschke destacou ainda as reformas feitas no hospital Ana Fiorillo Menarim para viabilizar atendimento de média e complexidade. “O empenho de todos para a melhoria nos resultados da saúde foi bastante significativo. Nada seria possível sem a colaboração das equipes que se esforçaram ao máximo. Aliado a isso, a administração municipal investiu em infraestrutura e no hospital que agora é administrado pela Cruz Vermelha. Foi um ano de muito trabalho e de conquistas. Os números mostram o quanto melhoramos. Mas nosso trabalho continua para que cada vez mais, possamos oferecer o melhor para os munícipes”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou o trabalho realizado na saúde e parabenizou a todos pelos resultados obtidos pelas equipes. “Conheço 90% dos profissionais da saúde e sei o valor de cada um. Temos uma grande demanda da população para a saúde, mas pelo trabalho de vocês, em pouco tempo mudamos a realidade de Castro. São pessoas como vocês que nos motivam a trabalhar cada vez mais. Peço que continuem nos apoiando para levar à nossa população cada vez mais, atendimento de qualidade”, finalizou.