Correio dos Campos

Guardas municipais recebem certificado de porte de armas

10 de novembro de 2017 às 17:10

IMPRENSA/Castro – Guardas municipais de Castro receberam nesta sexta-feira (10), os certificados do curso de formação e porte de armas. A solenidade foi realizada na sede da Diretoria de Segurança Pública de Castro e contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares e convidados.

A segunda turma de guardas municipais iniciou o curso no ano de 2016, com término em agosto de 2017. De acordo com a lei federal 13.022/2014, os guardas municipais poderão portar armas letais e não letais.

A formação foi realizada em conjunto com a Guarda Municipal de Ponta Grossa, que possui órgão próprio para formação e capacitação de guardas municipais. O curso teve duração de 620 horas com noções de direito administrativo, penal e constitucional, legislação de trânsito, Estatutos da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso, técnicas de abordagem, defesa pessoal e armamento, e tiro com armas letais e não letais.

O diretor de Segurança Pública de Castro, Antonio Sergio de Oliveira, destacou a importância da capacitação. “Nossos guardas estão preparados para enfrentar as ruas e agir em prol da segurança do cidadão”, disse.

O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Ponta Grossa, tenente-coronel Edmauro Assunção, destacou a parceria com Castro. “Sempre fomos parceiros do município e esse curso ministrado pela Polícia Militar forma os guardas municipais que estão mais bem preparados técnica e operacionalmente. E toda a população ganha com isso”, ressaltou.

O secretário municipal de Gestão Pública, Maurício Fadel, ressaltou o empenho dos profissionais da guarda municipal. “Tenho certeza que desenvolverão seu trabalho de maneira ainda mais eficiente. Parabéns a todos”, destacou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior disse que a administração municipal investe na qualificação de seus profissionais para oferecer um serviço de qualidade à população. “Tenho orgulho da nossa Guarda Municipal e de toda a dedicação que têm para com nossos munícipes. Nossa guarda está capacitada e equipada para levar mais segurança à nossa população”, concluiu.

Homenagem

A turma homenageou o cabo da polícia militar, José Osni Pigatto. Ele nasceu em 19 de março de 1964 e ingressou na polícia no ano de 1987, na cidade de Ponta Grossa. Desenvolveu seus trabalhos nos municípios de Ponta Grossa, Irati, Castro, Jaguariaíva, Imbituva, Paranaguá, Teixeira Soares e também em Curitiba. Prestou ainda, serviços na Operação Verão no litoral do Paraná.
Durante os 30 anos de serviço prestado na PM, foi um policial exemplar, recebendo diversas medalhas honrosas de mérito pessoal.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Castro foi criada no ano de 2006 sob a lei 1538, com fundamento na Constituição Federal. Com efetivo de 22 guardas municipais, atualmente conta com 12 guardas armados, dez guardas desarmados, três viaturas e duas motos.

A base da guarda fica no Parque Lacustre e os profissionais atuam diretamente na proteção dos direitos humanos fundamentais para o exercício da cidadania e das liberdades públicas, na preservação da vida, patrulhamento preventivo, na defesa civil, segurança escolar e também nas competências de trânsito, através de convênios com órgãos de trânsito estaduais. Conta ainda com ouvidoria e corregedoria própria. Além disso, atua em parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e demais órgãos de segurança.