Correio dos Campos

Primeiro Parajeca reúne 200 alunos

9 de novembro de 2017 às 18:38

IMPRENSA/CASTRO – A primeira edição do Parajeca, a novidade dos 30º Jogos Estudantis de Castro (JECA), foi um sucesso. Reunindo 200 jovens portadores de deficiência física, auditiva, sensoriais, visão e alunos com déficit de atenção, a organização do jogos proporcionou um dia agradável que incluiu professores e familiares.

Nessa primeira edição realizada nesta quinta-feira (9), aconteceram disputas nas modalidades de gol 10, atletismo, pelota, arremesso de peso, velocidade curta, salto em distância, lance livre, salto livre e saque livre. De acordo com o coordenador geral do Parajeca, Josias Carneiro, a inclusão dos paratletas é de extrema importância. “É um primeiro passo para que a pessoa com deficiência possa praticar esporte. Eles só terão respeito quando saírem de casa e encararem a sociedade, com apoio da família, quesito crucial para que o deficiente possa ter o seu espaço.

Sempre acreditei que o esporte iguala as pessoas, faz com que todos sejamos atletas. Estou muito feliz com esse primeiro Parajeca, acredito que a administração acertou em cheio trazendo essa novidade para a 30ª edição, e que venham agora os próximos”, disse.

Josias explicou que as atividades dessa quinta-feira aconteceram em formato de festival. “Fizemos competições lúdicas e recreativas, mas o sucesso da edição foi tão grande que para o próximo ano estamos organizando mais modalidades, iremos fazer triagens de atletas, evoluir com essa modalidade e quem sabe até caçar talentos”, completou o coordenador.

Quem esteve presente, fazendo parte da festa foi o aluno Pedro Augusto Fontoura Santiago da Silva, de 11 anos. Pedro é cadeirante, estuda no Colégio Emília Erichsen e está no quinto ano. Ele comentou que já faz parte da equipe do Castro Falcão Basquete e que ficou muito feliz em saber que agora também é um competidor do Jogos Estudantis de Castro. “Sempre quis jogar o Jeca, agora tenho até medalha”, comentou.

Além de estar presente no Parajeca durante à tarde, Pedro também foi convidado a fazer o juramento na abertura oficial dos JECA que acontece no Ginásio Pagnacco às 19 horas desta quinta-feira.

“Eu já fiz um juramento uma vez, mas foi um evento da Polícia Militar, agora estou muito feliz, pois vou fazer parte de um evento esportivo. Eu amo estar em quadra, sempre que possível estou, fazendo um juramento, então estou me sentindo muito importante”, disse.