Correio dos Campos

Prefeitura conclui restauração da Casa da Cultura

26 de outubro de 2017 às 11:43

A Prefeitura Municipal de Castro concluiu as obras de restauração de parte da parede da Casa da Cultura Emília Erichsen que desabou no dia 3 de setembro.

De acordo com o diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, Augusto Beck, a parede foi reconstruída com a retirada e substituição dos bambus que estavam deteriorados pelo tempo, descupinização da madeira e preenchimento das frestas com uma liga feita de terra apropriada e cal, material que também foi utilizado no reboco da parede, finalizada com pintura.

Os trabalhos foram feitos pela empresa ArquiBrasil, especializada em restauro de patrimônio tombado e levaram aproximadamente 20 dias para serem concluídos conforme especificações do Patrimônio Histórico do Paraná. “Os trabalhos foram feitos dentro do prazo previsto e de acordo com as exigências para um imóvel tombado”, disse o secretário.

A Casa da Cultura é uma construção de 1850, feita em taipa na antiga Rua das Tropas. Abrigou a partir de 1862, o primeiro Jardim de Infância do Brasil. O prédio foi tombado em 1991, pelo uso que desempenhou como o primeiro Jardim de Infância no país, além da sua importância arquitetônica. Desde 1992 o local abriga a Casa da Cultura Emília Erichsen e Arquivo Público Municipal.