Correio dos Campos

Comunidade pode opinar sobre a programação da biblioteca pública

28 de setembro de 2017 às 14:42

O papel da biblioteca pública no desenvolvimento das comunidades é o tema de uma pesquisa que está sendo realizada em Castro por meio do programa Conecta Biblioteca, do qual a Biblioteca Pública Municipal faz parte. A consulta vai permitir uma análise sobre o perfil e a opinião de usuários e não usuários sobre a programação e a função da biblioteca, apoiando melhorias na gestão e no acervo desses espaços de cultura e informação. O questionário online, que pode ser respondido até 15 de outubro, está disponível no link www.abre.ai/HNq.

“Com os resultados da consulta, será possível entender por que as pessoas frequentam a biblioteca, o que fazem ali e como avaliam os serviços oferecidos. Por outro lado, damos voz às pessoas que não vão ao espaço e nem mesmo conhecem, para entender o que poderia interessá-las a frequentar o espaço público”, destaca Fernanda Pedrosa, gerente de Sistematização e Avaliação da ONG Recode. A atração de novos usuários, especialmente jovens, está entre os objetivos do Conecta Biblioteca.

A coordenadora da biblioteca, Caroline Freitas de Oliveira, destacou a importância da comunidade participar. “Essa é uma oportunidade de ouvir a população e saber quais são as suas necessidades, para que possamos adequar aos produtos e serviços oferecidos pela biblioteca a ela. Por exemplo, há bibliotecas que tem um psicólogo disponível para atender a sua população sem precisar marcar horário. Ou mesmo, um espaço onde as pessoas possam criar e construir objetos em grupo, incentivando a colaboração e inovação. Se as pessoas souberem de todas as possibilidades que uma biblioteca pública pode oferecer à comunidade além de livros, irão se surpreender. E é isso que queremos trazer para a nossa biblioteca.”

Programa – Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio das bibliotecas públicas. A Biblioteca Pública Municipal de Castro está entre 92 bibliotecas de 24 estados e do Distrito Federal participantes do programa, que oferece apoio e formação continuada aos profissionais de bibliotecas. A iniciativa tem apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.