Correio dos Campos

Castro recebe visita técnica para plano de resíduos sólidos

24 de agosto de 2017 às 15:41

A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente recebeu técnicas da EnvEx-Engebio, empresa contratada pelo governo do estado para desenvolver o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/PR). Castro foi um dos 66 municípios selecionados para a visita técnica do PERS. Durante o encontro foi abordado o sistema de resíduos sólidos adotado pelo município e visita ao aterro sanitário, áreas degradadas, áreas de transbordo (ecopontos) e de compostagem.

De acordo com a técnica Fernanda Muzzolon Padilha, Como parte da elaboração do diagnóstico da gestão e gerenciamento de resíduos no Estado, estão sendo realizadas visitas técnicas municipais com objetivo de realizar amostragem de informações a respeito da gestão de resíduos sob responsabilidade dos municípios de forma a identificar as diversas realidades existentes no Estado. “Após a finalização do diagnóstico do plano serão realizadas oficinas regionais onde todos os municípios poderão participar e validar as informações apresentadas”, explica.

A sequência da elaboração do plano envolve a definição de cenários futuros para o Estado e em seguida a proposição de diretrizes estratégicas para a gestão de resíduos. A partir das diretrizes, serão estabelecidas as ações e metas.
O superintendente de meio ambiente da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente de Castro, Henrique Salgado, destacou que o diagnóstico é importante para os municípios. “Poderemos visualizar nossas condições no gerenciamento dos resíduos sólidos e buscar soluções para melhorar”, disse.

Plano – O PERS é um importante instrumento no processo de planejamento da gestão de resíduos sólidos no Estado. Além dos resíduos sólidos urbanos, o plano contemplará os resíduos de saúde, de construção civil, de transporte, de mineração, de saneamento, industriais e agrossilvopastoris.

Terá vigência por prazo indeterminado e fornecerá subsídios para um horizonte de atuação de 20 anos, com revisão periódica a cada quatro anos. Todos os 399 municípios do Estado do Paraná serão contemplados pelo plano.