Correio dos Campos

Prefeitura recebe ‘Pit Stop da Leitura’

1 de agosto de 2017 às 14:15

A Prefeitura Municipal de Castro recebeu na manhã desta terça-feira (1), o “Pit Stop da Leitura”, com uma geladeira recheada de livros à disposição da comunidade que poderá levar os livros para casa, fazer trocas e ainda doar exemplares.

Idealizado pela professora da Escola Municipal do Campo de São Sebastião, no Maracanã, Francisca Barth Quast, o Pit Stop da Leitura faz parte da experiência pedagógica com o tema “Ler e Escrever com Agrinho é Sempre um Prazer”, do programa de responsabilidade social “Agrinho”, desenvolvido pelo Sistema FAEP em parceria com o Senar-PR, governo do Estado, por meio de várias secretarias, municípios paranaenses e instituições pública e privadas.

Francisca conta que a ideia surgiu no começo do ano letivo para incentivar a leitura entre os alunos da quarta série. Inicialmente foram feitas rodas de leitura diárias, em seguida uma gincana literária com autores brasileiros, um piquenique e um café colonial literário com declamação de poesias de autores castrenses, e ainda um desfile de fantasias com personagens de livros. “Com essas atividades, proporcionamos momentos prazerosos de leitura não só como obrigação de estudar, mas em espaços onde as pessoas podem aproveitar seus momentos de lazer”, disse.

A professora também montou a “Kombi da Leitura”. Com ajuda do pai que doou o veículo e dos moradores que doaram os livros, a kombi percorre as comunidades de onde vêm os alunos que frequentam a escola e já começou a ser requisitada para eventos. Outra atividade desenvolvida foi a Festa das Nações em prol da leitura com missa rezada e cantada em várias línguas, almoço com comidas típicas de vários países e apresentação de grupos folclóricos de Castro.

Expansão – Percebendo que o projeto poderia ser expandido para além dos muros da escola, Francisca criou o Pit Stop da Leitura no campo e na cidade. Atualmente, cinco geladeiras compradas com recursos dos eventos literários estão instaladas nos postos de saúde de São Sebastião, Terra Nova, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), rodoviária e Prefeitura Municipal. “A ideia é que as pessoas possam ler cada vez mais e que os livros circulem entre o maior número de pessoas possível”, disse

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que o projeto inova por ser itinerante, levando a leitura para vários espaços e públicos. “Sabemos da importância da leitura para o conhecimento, o aprendizado e o crescimento pessoal de cada um. O projeto oferece oportunidade para que todos possam ler, inclusive em seus momentos de lazer”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior parabenizou a iniciativa e ressaltou que o hábito da leitura promove transformações. “Ler abre horizontes e melhora nossa compreensão do mundo. Incentivar o hábito da leitura é contribuir para transformar a vida das pessoas”, finalizou.