Correio dos Campos

Guarda Mirim inaugura instalações

27 de julho de 2017 às 17:33

A Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, inaugurou nesta quinta-feira (27), as instalações da Guarda Mirim no Centro de Convivência Educandário Manoel Ribas.

Serão utilizados dois prédios do Educandário Manoel Ribas que receberam pintura interna e cortinas. No prédio principal estão instalados a sala de reuniões, almoxarifado de uniformes, secretaria, sala de aula com biblioteca, além de uma sala para descanso e jogos. No outro prédio funcionará a cozinha com refeitório e almoxarifado de alimentos. O espaço externo será utilizado para atividades esportivas e culturais.

As atividades iniciam na próxima segunda-feira (31) e 13 jovens já estão matriculados. O projeto contará com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Instituto Mundo Melhor que vai oferecer cursos online.

A coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Consulesa Helena van den Berg, Rosmeri Dalazoana, destacou que a Guarda Mirim vai atender uma faixa etária que por vezes fica descoberta. “É mais um trabalho voltado para a comunidade e um ganho para o município”, disse.

“A Guarda Mirim faz um trabalho de prevenção e é uma oportunidade para os adolescentes se prepararem para a vida, aprendendo valores e ocupando o tempo que não estão na escola de uma forma sadia”, disse.a coordenadora do CRAS do Abapan, Marcela do Rosário Franco de Souza.

O coordenador da Guarda Mirim, Herlon Gabriel Silva, disse que o projeto foca na formação do cidadão para a sociedade. “É um desafio em que vamos trabalhar pelo melhor para esses adolescentes e escrever uma nova história para Castro”, finalizou.

A Guarda Mirim funcionará com três encontros semanais às segundas, quartas e sextas-feiras, no contraturno escolar para adolescentes de 12 a 14 anos com risco de vulnerabilidade. Inicialmente serão oferecidas 40 vagas e as famílias interessadas em matricular os filhos, devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo, fazer Cadastro Único e solicitar a vaga para a seleção que será feita pela coordenação do programa.