Correio dos Campos

Guarda Mirim inicia atividades em Castro

25 de julho de 2017 às 14:52

A Prefeitura Municipal de Castro, através da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, está implantando o projeto Guarda Mirim para atender jovens de 12 a 14 anos com risco de vulnerabilidade. As atividades iniciam no dia 31 de julho no Centro de Convivência Educandário Manoel Ribas.

Inicialmente serão oferecidas 40 vagas e as famílias interessadas em matricular os filhos, devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo, fazer Cadastro Único e solicitar a vaga para a seleção que será feita pela coordenação do programa.

O coordenador da Guarda Mirim, Herlon Gabriel Silva, explica que o programa tem como objetivo a formação do cidadão incentivando valores morais, sociais e éticos, trabalhando com disciplina pré-militar que valoriza a hierarquia e os símbolos nacionais, entre outros.

“A Guarda Mirim veio para prevenir e auxiliar outras instituições na formação do cidadão do futuro. Para os adolescentes é uma oportunidade de adquirir conhecimento em várias áreas e estreitar os laços com as famílias e a comunidade por meio de projetos”, diz.

Os assistidos participarão de três encontros semanais às segundas, quartas e sextas-feiras, no contraturno escolar. Iniciam como aprendiz e terão curso básico de formação em várias disciplinas para se tornarem guarda mirim. Ao longo de dois anos, poderão alcançar graduações simbólicas como cabo, sargento, aspirante, tenente e capitão, de acordo com os cursos que frequentarem. Para cada curso, com duração de três meses, é aberto um edital com número limitado de vagas. “Essas graduações, mesmo que simbólicas, são de grande importância pela hierarquia da instituição”, explica Herlon.

Estrutura – O espaço onde funcionará a Guarda Mirim será inaugurado na próxima quinta-feira (27), e foi estruturado para receber os adolescentes. Serão utilizados dois prédios do Educandário Manoel Ribas. Um deles para sala de reuniões, almoxarifado de uniformes, secretaria, sala de aula com biblioteca, além de uma sala para descanso e jogos. No outro prédio haverá cozinha com refeitório e almoxarifado de alimentos. O espaço externo será utilizado para atividades esportivas e culturais.

A Guarda Mirim contará com a parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Instituto Mundo Melhor que vai oferecer cursos online.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destaca que a Guarda Mirim visa prestar um serviço para garantir um futuro melhor para os adolescentes.

“Acreditamos nesse projeto e nosso compromisso é trabalhar para que estes adolescentes tenham oportunidade de aprender e ter um futuro melhor”, disse.