Correio dos Campos

UEPG aplica provas do Vestibular de Inverno em 16 cidades

7 de julho de 2017 às 19:27

Os 13.689 inscritos no Vestibular de Inverno 2017 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fazem provas neste domingo e na segunda-feira (9 e 10) em 16 cidades paranaenses. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e fechados às 14 h. Para o acesso, os candidatos devem apresentar apenas um documento oficial de identidade com foto. A identificação será feita na sala com a coleta de digitais dos candidatos.

A identificação datiloscópica é a novidade deste ano. O responsável pela Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Marchinski, explica que a medida tem o objetivo de dar mais segurança ao concurso, além de agilizar a identificação dos candidatos. “A coleta de digitais ocorrerá em dois momentos durante a aplicação das provas”, disse.

De acordo com ele, a identificação do candidato terá sequência no processo de matrícula, com nova coleta de digitais e, depois, com novas identificações, durante o desenvolvimento do curso.

“Assim haverá a certeza de que o candidato aprovado no vestibular é o mesmo que se matriculou e está cursado a universidade”.

Segundo Edson Marchinski, com o novo processo, os candidatos não precisarão mais apresentar aquela ficha de inscrição, com fotocópia da identidade e foto coladas. “Eram recorrentes situações de candidatos que não traziam a ficha ou esqueciam a cópia da identidade ou a foto e, por isso, eram impedidos de acessar os locais de prova. Agora, bastará apresentar um documento oficial de identidade, com foto, que pode ser o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte, entre outros”.

LOCAIS – As provas do Vestibular de Inverno da UEPG serão aplicadas em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Foz Iguaçu, Francisco Beltrão, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama.

No domingo (9), os vestibulandos fazem as provas de Redação (670 pontos) e Conhecimento Gerais (3.360 pontos), com 3 horas e 30 minutos de duração. Na segunda-feira (10) acontece a etapa vocacionada (2.700 pontos), com três horas para resolução. As três provas somam 6.730 pontos.

Os gêneros textuais a serem cobrados na Redação são carta de reclamação; carta resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo; notícia; e resumo.

Nas questões de Literatura Brasileira, das provas de Língua Portuguesa, serão exploradas as seguintes obras: Amar, verbo intransitivo (Mário de Andrade); A morte e a morte de Quincas Berro d’Água (Jorge Amado); Livro sobre nada (Manoel de Barros); O filho eterno (Cristóvão Tezza); e O ovo apunhalado (Caio Fernando Abreu).

Os cadernos de questões estarão disponíveis para os candidatos no mesmo dia de aplicação das provas, a partir das 20h, na página do vestibular (www.cps.uepg.br/vestibular). Os gabaritos serão postados em 11 julho, às 17h, no mesmo endereço. A divulgação da relação de aprovados com a respectiva lista de espera está agendada para até 1º de setembro, também, exclusivamente pela Internet.

APLICATIVO – Todas as informações sobre o Vestibular de Inverno 2017 podem ser acompanhadas pelos candidatos e pelos pais ou responsáveis com o aplicativo ‘Vestibular UEPG’, disponível no Google Play, para o sistema Android.

O aplicativo permite que o candidato obtenha informações importantes de forma rápida e fácil como, por exemplo, sobre a situação da sua inscrição, concorrência do curso escolhido, local onde realizará as provas. Também possui o recurso de notificações instantâneas para recebimento de mensagens sobre dicas, procedimentos, lembretes e avisos em geral relativos ao Vestibular.
Mais informações em www.cps.uepg.br/vestibular