Correio dos Campos

Secretarias municipais de Castro apresentam balanço

3 de julho de 2017 às 12:55

As secretarias municipais de Planejamento; Esporte e Juventude; Fazenda; Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente apresentaram nesta segunda-feira (3), no Teatro Bento Mossurunga, balanço dos primeiros seis meses da administração municipal.

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Gobbo, destacou entre as principais ações da secretaria a revisão do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018, a implantação do programa de geoprocessamento, aquisição de uma ortofoto do município, início do processo de cadastramento de todos os imóveis, e recursos para pavimentação, entre eles para a Rua Olegário de Macedo no valor de R$ 559 mil.

O procurador-geral Julio Philbert ressaltou os mais de 1400 procedimentos realizados, 2003 execuções fiscais, a publicação de 119 diários oficiais, além de mais de 1000 atendimentos ao público externo, interno e realização de reuniões. No Procon, entre reclamações, orientações, notificações, fiscalização, informações ao público e pesquisa de preços, foram mais de 1500 procedimentos.

A Secretaria Municipal de Esporte e Juventude elencou as escolinhas esportivas que atendem mas de 900 crianças em diversas modalidades, os polos nas escolas municipais e estaduais que atendem 1200 crianças e adolescentes no contraturno escolar e dos quais são selecionados os atletas para as categorias de base que disputam campeonatos regionais.

O secretário Marcos Vinicios Rocco destacou ainda as duas equipes de alto rendimento, o Caramuru Futsal que disputa a Série Ouro do Paranaense, e o Caramuru Vôlei que disputou a Superliga. As equipes adultas de basquete e handebol masculino disputaram os Jogos Abertos do Paraná (JAPS) Série B, e no último domingo conquistaram o primeiro e terceiro lugares, respectivamente.
O Castro Falcão Basquete, para portadores de deficiência, é outro projeto de destaque que promove a inclusão social e está servindo de exemplo para outros municípios.

A secretaria tem levado ainda recreação e lazer ao Parque Lacustre todo segundo domingo do mês em eventos que já reuniram mais de quatro mil pessoas. As atividades também são desenvolvidas uma vez por mês em diferentes bairros, sempre aos sábados.

O Espaço Muxirão oferece diversas atividades para a comunidade e no projeto “Qualidade de Vida”, professores de Educação Física orientam a comunidade em atividades ao ar livre feitas na pista de atletismo. Os campeonatos populares de vôlei, futsal, vôlei de areia, futebol de campo e futebol suíço têm atraído um número expressivo de atletas.
Crianças, adolescentes e jovens também têm a oportunidade de participar das oficinas culturais de dança, teatro e artesanato, desenvolvidas no prédio da antiga Escola Vicente Machado.

Modernizar setores da Secretaria Municipal da Fazenda para melhorar a fiscalização e consequentemente a arrecadação municipal é o objetivo da secretária Rosana Azambuja. Uma das iniciativas é a implantação dos departamentos de movimentação econômica e fiscal cujas equipes já estão recebendo capacitação.

Na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, o destaque é para as obras de manilhamento, patrolamento, drenagem e operações tapa-buraco que levaram melhorias para diversos bairros. Também foram realizados serviços de lavagem da Rua Dr. Jorge Xavier da Silva e praças, com plantio de flores.

O secretário Paulo Nocera ressaltou ainda a distribuição e plantio de 2300 mudas de árvores, o abastecimento de água e coleta de lixo reciclável para o interior, emissão de licenças ambientais, tratamento do chorume do aterro sanitário e mais de 1000 recolhimentos de galhos e entulhos.

Outras ações compreendem melhorias na iluminação pública, pintura de faixas e meios-fios. A secretaria já está autorizada a adquirir uma usina de asfalto.

Na próxima segunda-feira, outras secretarias farão suas apresentações.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou o trabalho das equipes das secretarias. “Temos um compromisso com a população e nossos secretários estão empenhados em fazer um trabalho de excelência para o desenvolvimento do nosso município”, finalizou.