Correio dos Campos

Castro participa do “Conecta Biblioteca”

29 de maio de 2017 às 16:00

A Biblioteca Pública Municipal de Castro, vai participar do programa “Conecta Biblioteca” que oferecerá apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecários desses espaços, estimulando-os aprofundarem seu papel como agentes de transformação.

Entre os objetivos do programa estão a sustentabilidade das ações e o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos.

Castro e Cambé foram as únicas bibliotecas paranaenses de cidades com até 250 mil habitantes a preencherem os requisitos exigidos pelo programa como oferecer internet aos usuários e dispor de um profissional da área de biblioteconomia, além de firmar termo de cooperação para se inscrever no projeto.

A primeira atividade vai acontecer de 30 de maio a 1º de junho, no Rio de Janeiro durante o I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca. Os participantes serão incentivados a pesquisar suas comunidades e mapear os interesses e demandas do público em geral, especialmente dos jovens, para identificar formas de contribuir com o desenvolvimento educacional e profissional da população.

Para a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Castro, Caroline Freitas de Oliveira, com a formação será possível desenvolver vários projetos. “Vamos aplicar na prática a formação com acompanhamento total do programa e trazer vários benefícios para os leitores, principalmente os mais jovens”, diz.

 

Programa – Realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Recode e a Caravan Studios, que atendem 74 mil usuários de 24 estados e do Distrito Federal, a iniciativa reconhece o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento das comunidades.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Conta com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.