Correio dos Campos

Contorno Norte é apresentado à população de Castro

8 de maio de 2017 às 18:33

Cerca de 50 moradores compareceram à Consulta Pública para implantação do Contorno Norte, na última sexta-feira (5), no Centro da Juventude. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O Contorno Norte fará a ligação entre as rodovias PR-151 e PR-090 (Distrito Industrial I e II). Na primeira etapa (lote 2),serão realizadas as obras do acesso ao contorno com a pavimentação de 2,6 quilômetros do Cruzo até as indústrias Cargill e Evonik, a construção de um viaduto no entroncamento com a PR 340 (Cruzo) com a PR-090 e uma rótula alongada em frente a Cargill. O investimento nestas obras serão de R$ 17 milhões, financiados pelo BID.

A outra etapa do projeto (lote 1) será a pavimentação de mais 16 quilômetros ligando os dois distritos industriais. A assinatura do contrato entre o BID e o governo do Paraná está prevista para setembro, mas em junho já ocorrerão as licitações internacionais para a obra. 
O engenheiro Glauco Tavares Luiz Lobo esclareceu uma das principais dúvidas dos produtores e garantiu que o acesso às propriedades não será prejudicado. “Ninguém ficará sem acesso”, disse.

Progresso

Para o produtor Jan Haasjes a obra é importante para atrair mais indústrias para o município. “Estou muito feliz, porque vai trazer mais desenvolvimento para Castro. Vibramos com a ideia de que mais empresas venham se instalar aqui e esse trecho de asfalto vai viabilizar isso”, disse.

O produtor Jan Petter disse que o asfalto no acesso ao distrito industrial é urgente. “É uma obra importante para futuros investimentos em Castro, porque pela falta de asfalto nesse trecho já perdemos indústrias”, destacou.

De acordo com o DER, oito empresas interessadas em se instalar no município já protocolaram pedido de estudos ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Compromisso

O prefeito Moacyr Fadel Junior disse que o asfalto no trecho do Cruzo até as indústrias Cargill e Evonik era um compromisso desde a instalação das empresas no município. “Pedimos apoio ao governo do Estado e estamos sendo atendidos. É o início das obras que vão ligar os dois distritos industriais do Município e que com certeza, vai atrair muitas empresas para Castro”, finalizou.

O projeto do Contorno Norte está disponível para consulta na página do DER/PR por meio do link:http://www.infraestrutura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=553, e ainda no site da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado do Paraná.