Correio dos Campos

Alunos de Castro assistem peça em teatro sobre rodas

20 de abril de 2017 às 16:40

A importância da água para a vida do ser humano e do planeta é o tema da peça teatral “13 Gotas” apresentada pelo projeto Buzum. O ônibus adaptado com palco, iluminação, sonorização, bancos para a plateia e ar condicionado ficou durante três dias no pátio da Secretaria Municipal de Educação de Castro e cerca de mil alunos assistiram aoespetáculo.

O projeto também forneceu material pedagógico para as escolas, desenvolvido em parceria com o Instituto Saberes, para os educadores trabalharem temas transversais nas aulas. As crianças ganharam um pequeno teatro de papel para brincarem e criarem as próprias histórias com seus bonecos e cenários.

Segundo o produtor Akira Martins, a ideia do teatro de bonecos é levar até as crianças temas importantes de uma forma diferente. “Viajamos o Brasil todo para apresentações nas escolas com peças de 20 minutos em que as crianças interagem com os atores. Aqui falamos sobre a relação do ser humano com a água e a importância que ela tem em nossas vidas”, diz.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que o projeto leva oportunidade às crianças de conhecerem mais de perto a arte teatral. “É uma forma lúdica de ensinar, proporcionando esse contato direto com o teatro”, disse.

Projeto

O projeto nasceu em 2010 para levar o teatro de bonecos para escolas, crianças e adolescentes que ainda não conhecessem ou tivessem dificuldade de acesso a esse mundo lúdico. Conta com quatro ônibus-teatro e já percorreu mais de 150 mil quilômetros de estradas no Brasil. O Buzum é um dos maiores projetos itinerantes de teatro infantil do Brasil, com cerca de 500 mil espectadores. Mais de 200 cidades de sete estados brasileiros receberam o Buzum.

O grupo que conta com o apoio do Instituto CCR, apresenta as peças “Darwin BR”, “Filhotes do Brasil”, “Mundo Português”, “Intolerância”, “O Mundo é uma Bola”, “13 Gotas”, “Máquinas” e “Energia”.