Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Geral

SUSTENTABILIDADE - CMEI Canaã transforma lixo em bens de consumo

SUSTENTABILIDADE - CMEI Canaã transforma lixo em bens de consumo
Publicidade
Alunos e professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Canaã, em Carambeí, estão vivenciando a sustentabilidade com o projeto "Plantando no CMEI para colher na comunidade". A transformação de resíduos em material aproveitável envolve todos em dinâmicas desde a criação de horta até desfile de modas. O projeto iniciado em fevereiro pelas professoras Géssica Lucif e Salete Szymonka conta com o apoio da equipe do CMEI e a parceria da secretaria de Meio Ambiente e comunidade.

Com o objetivo em ensinar as novas gerações o destino dos resíduos orgânicos e recicláveis com foco no reaproveitamento, o projeto é desenvolvido em etapas que contemplam o uso de restos orgânicos da própria escola para o aprendizado do processo de compostagem, criação da horta com plantio de frutas e hortaliças, uso de material reciclável para confecção de brinquedos, palestras e aulas passeio. Também a participação do CMEI no programa "Troca Saudável" da Prefeitura, que troca reciclável por frutas e verduras, integra as dinâmicas do projeto, além de envolver os pais e comunidade escolar.

Nessa semana, dia 5, os pais participaram de palestra ministrada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Jean Andrusko, que discorreu sobre a produção e destino de resíduos sólidos e recicláveis em Carambeí. Também aconteceu uma exposição de brinquedos confeccionados pelos pais tendo como matéria prima material reciclável.

O destaque da programação ficou por conta do concurso de roupas produzidas a partir de reciclados. Cada uma das oito turmas do CMEI apresentou sua criação onde a criatividade e originalidade ganharam vida no desfile protagonizado pelas crianças e professoras. Todos as criações foram premiadas. As crianças e professores que participaram do desfile brilharam na passarela distribuindo sorrisos e acenos que encantaram o público e jurados.

As professoras Géssica e Salete, autoras do projeto, explicam que é surpreendente a participação dos pais e comunidade em todas as etapas. Elas relatam que a criação da horta com o plantio de diversas variedades de hortaliças e frutas como morango e maracujá  contaram com participação dos pais, que fizeram a limpeza da área, preparação da terra, canteiros e plantio. "Na atividade de confecção de brinquedos também a participação foi intensa, sendo que a maior parte foi criação dos pais, onde a criatividade resultou em peças de muito bom gosto", ressalta a professora Géssica.

Outro ponto do projeto que as professoras fazem questão de mencionar é o comprometimento dos pais e comunidade em separar os recicláveis para o "Troca Saudável" que já rendeu mais de 350 quilos de reciclados que resultaram em cerca de 85 quilos de frutas e verduras entregues as crianças para consumo com suas famílias.

"Quando se fala no destino correto do lixo, pensa - se que é um tema muito abordado, mas durante a realização percebemos que surgem duvidas a todo o momento e sempre podemos inovar as nossas praticas." Plantando no Cmei para colher na comunidade"  tem a intenção de ensinar e ao mesmo tempo incentivar nossos pequenos  alunos e suas famílias a buscar novas alternativas para diminuir  a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente", enfatizam  as professoras Géssica e Salete.

Galeria de Imagens:

Imagem da Galeria

Leia também

Mabel Canto cumpre agenda em Carambeí e fecha colaboração com prefeitura por melhorias em infraestrutura na PR-151Encontro nesta quarta-feira (29) com a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PL), contou com empresários da região
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia