Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Parque Histórico recebe acervo da antiga Cooperativa Central

O acervo documental de uma das principais cooperativas do Brasil será preservado pelo museu e utilizado em pesquisas

Parque Histórico recebe acervo da antiga Cooperativa Central
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A Cooperativa Central de Lacticínios LTDA (CCLPC), a primeira cooperativa industrial fundada no Brasil pelos holandeses e descendentes, foi uma das maiores indústrias brasileiras. O Parque Histórico de Carambeí, é um memorial da imigração holandesa, desde 2014 tem trabalhado no resgate da história cooperativa e recebeu a doação do acervo CCLPL.

Fundada em 1954, a Central foi fundamental para o desenvolvimento de Carambeí e da região relata Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico. “A Cooperativa Central é parte imprescindível da história de Carambeí, foi uma das maiores cooperativas do Brasil, recebeu a visita de autoridades importantes como o finado Príncipe Bernardo da Holanda em 1959 e ex-presidentes da República, ministros, cônsules e embaixadores”.

Vendida na década de 1990, ainda hoje falar da cooperativa provoca lembranças em todos. Desde 2014 o Núcleo de Patrimônio e História tem trabalhado para resgatar a história da CCLPL. Foram feitas campanhas para que objetos, fotos e documentos relacionados a Central fossem doados ao museu.
Com o fechamento oficial da Central, que aconteceu este ano devido a tramitação legal, o acervo que ainda restava foi doado ao Parque Histórico pelas cooperativas holandesas Castrolanda, Frísia e de Capal, que integravam a CCLPL.

O historiador anima-se ao relatar que os documentos doados ao Parque, serão zelados por profissionais capacitados para trabalhar com acervo documental e que serão utilizados em pesquisas sobre a temática. “As publicações internas da cooperativa como: os jornais e os informativos foram doados para o museu. Os livros de atas que ainda eram redigidos a mão e em língua holandesa, além de livros contábeis e memorandos também foram entregues. Esses documentos que agora integrarão o acervo documental do museu poderão contar mais sobre a importância do cooperativismo e da prática leiteira nos aspectos econômicos, sociais e culturais de Carambeí. É um acervo riquíssimo que merece ser preservado”.

Compartilhe:

Leia também

Projeto leva teatro a comunidade terapêutica de CarambeíO espetáculo integra as atividades do projeto Cultura Viva Rainha da Paz que tem como objetivo contribuir para a recuperação e reinserção social de dependentes químicos através de oficinas de arte e espetáculos teatrais
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia
Parque Histórico recebe acervo da antiga Cooperativa Central | Correio dos Campos