Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Sem categoria

Parque Histórico realiza formação de plateia

A equipe do museu levou o museu a dois colégios da rede estadual de ensino de Carambeí

Parque Histórico realiza formação de plateia
(Fotos: Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - O Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí realizou formação de plateia no Colégio Estadual Júlia Wanderley e no Colégio Estadual Carlos Ventura. Em dois dias a equipe do Parque Histórico apresentou o museu, a história e a cultura de Carambeí para 1.696 alunos.

Historiador e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico, Lucas Kugler relata que a atividade possibilita estreitar relações com o público. “A formação de plateia é quando o museu vai até à escola para apresentar as possibilidades de aprendizado que existem na instituição. A ação aproxima o público escolar do museu, à medida que mostramos como a história de Carambeí é plural, assim como há múltiplas formas de ser e estar no museu; aprender com jogos educativos, brincadeiras, ações educativas, exposições novas, eventos, vídeos e até mesmo podcasts”.

Estagiária do Núcleo de Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Livia Moraes ficou animada com a experiência e viu como uma oportunidade para democratizar o acesso à instituição. “Conseguimos perceber a realidade da cidade de uma maneira diferente. Me impactou ao perceber que poderíamos fazer mais para a história se tornar ainda mais acessível”, e complementa que a troca com professores e alunos despertou o interesse pelo Parque Histórico. “Com os relatos dos professores e as reações dos alunos vimos que existe uma carência muito grande em relação à história local. A formação de plateia permitiu que os alunos conhecessem um pouquinho mais da história de Carambeí e ainda os incentivou a conhecer o museu”.

A ação permite que os alunos tenham contato com a educação patrimonial e conheçam a história da cidade por meio de patrimônios que muitas vezes não imaginam ser. “Além disso, esse contato possibilita uma Educação Patrimonial assertiva, afinal, os alunos entram em contato com o conceito de patrimônio cultural e poderão refletir, como agentes sociais, a respeito de suas próprias histórias e seus próprios patrimônios carambeienses”, finaliza o Kugler.

Galeria de Imagens:

Leia também

Falta de energia afeta abastecimento em Carambeí
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia