Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Parque Histórico organiza atividade especial para a Primavera dos Museus

A ação acontecerá na Casa da Memória, será gratuita e destinada ao público espontâneo

Parque Histórico organiza atividade especial para a Primavera dos Museus
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - Museus por dentro, por dentro dos museus é o tema da 13ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 23 e 29 de setembro. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) mobiliza diversas instituições culturais de todo o país, neste período. O Parque Histórico de Carambeí em mais um ano compõe o grupo de museus que organizam atividades especiais norteadas pela temática do evento museal.

O Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí preparou uma atividade especial, norteada pela temática do evento, com o intuito de atender o público espontâneo entre os dias 25 e 27 de setembro, das 13h às 17h. Com o tema Primavera dos Museus – Fotografia e História a ação será realizada pelo público de diferentes idades, será gratuita, acontecerá no piso térreo da Casa da Memória.

“Utilizaremos fotos do acervo e as exposições de fotografia da Casa da Memória, a ação educativa ocorre em forma de uma breve mediação espontânea com o olhar voltado para a importância do registro fotográfico, pois foi graças a ele que conseguimos recriar o passado em muitas alas museais do Parque Histórico de Carambeí”, explica Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque.

Com essa atividade a equipe do Educativo pretende despertar no visitante um senso crítico a respeito da construção da memória, utilizando fotos como fonte e a proposta é mostrar que existe muito mais por trás de uma fotografia do que a imagem aparente, relata o historiador. “A memória não é um fato absoluto e incontestável, ela é uma escolha que pode atuar como uma idealização. A fotografia é mais do que aparenta. Enquanto fonte histórica, nos traz diversas informações, mas para descobri-las, precisamos entender o seu contexto e o que há por trás do seu registro. Há muito mais para além do olhar do fotógrafo. A atividade busca contribuir com a construção do conhecimento histórico e o uso da fotografia como uma fonte histórica”.

A visitação mediada para grupos agendados com antecedência também integra a programação do Parque para a Primavera dos Museus. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Compartilhe:

Leia também

Projeto leva teatro a comunidade terapêutica de CarambeíO espetáculo integra as atividades do projeto Cultura Viva Rainha da Paz que tem como objetivo contribuir para a recuperação e reinserção social de dependentes químicos através de oficinas de arte e espetáculos teatrais
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia