Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Saúde

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Carambeí

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Carambeí
(Divulgação/PMC)
Publicidade
IMPRENSA/Carambeí - A secretaria municipal de Saúde divulgou na terça-feira (14) nota técnica onde confirma a morte de um macaco por febre amarela. Já foram contabilizados oito animais mortos no município, sendo este o primeiro caso confirmado vítima do vírus, os demais estão sob investigação. Três foram encontrados na região do Boqueirão e os demais nas regiões de Catanduvas, Catinha e Alagados, “esta última localidade onde foi encontrado o macaco que positivou para o vírus”, explica Adriane Fernandes, da Vigilância Sanitária.

A orientação para a população é para aquelas pessoas que não ainda não tomaram a vacina que procurem uma Unidade Básica de Saúde ou o Centro Municipal de Saúde para receber a dose da vacina, que é a única forma de prevenção. “Principalmente os moradores da zona rural, trabalhadores dessas localidades, pessoal que coleta pinhão, da caça e pesca, também aqueles que fazem caminhada ecológica”, explica a inspetora.

As Unidades Básicas de Saúde Boqueirão, Nova Holanda, Novo Horizonte, Jardim Brasília e ESF AFCB seguem com o atendimento das 8h às 16 horas sem intervalo para o almoço. Na Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde o atendimento é das 8h às 11 horas e das 13h às 16 horas.

MACACO

Adriane ressalta a importância de não matar os macacos, “Além de ser crime ambiental, ao matar os animais ficamos sem os nossos sentinelas e, conseqüentemente, aumenta o risco de propagação da febre amarela”, destaca.

“Solicitamos a população de Carambeí que se encontrarem macacos mortos ou moribundos, doentes, que comunique de imediato a Vigilância Sanitária, pelo fone 3231 - 1577 ou nos finais de semana e feriados ligar no Centro Municipal de Saúde, nos seguintes números 3231 9260 ou 3231 9250, passando a localização, seu nome e telefone que avisarão os Inspetores da VISA”, explica.

Ela enfatiza que as pessoas ao encontrarem um macaco morto, não devem tocar no animal já que não se sabe a doença que ele tem ainda. A coleta será realizada pelos inspetores sanitários municipais e veterinário da 3ª Regional de Saúde.

DEVERÃO SER VACINADOS

- Todas as pessoas acima de 9 meses

- Gestantes independentes do período gestacional

- Idosos que não apresentem comorbidades

- Mulheres que estão amamentando crianças menores de 6 meses poderão receber a vacina porém deve-se suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação.

NÃO DEVERÃO SER VACINADAS

- Pessoas que já foram vacinadas contra a Febre Amarela anteriormente, pois uma única dose é válida para toda a vida.

- Pessoas com imunossupressão grave (quimioterapia, radioterapia, transplantados, uso crônicos de corticóides, HIV e outros).

Compartilhe:

Leia também

Carambeí intensifica ações para frear casos de Dengue
Publicidade

Mais Lidas

Genro e sogro são presos por matarem ex-namorado da filha no Paraná

Nova sede do CAPS “Vovó Tonica” é entregue à população

Prefeitura de Castro divulga inscrições homologadas e locais de prova do concurso público

Agência do Trabalhador oferece vagas para trabalho em escolas municipais

Prefeitura de Ponta Grossa apresenta candidatas ao Concurso da Rainha da  Fesuva 2026

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia