Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologiaGuia Comercial
Cultura & EventosEsportesGeralObituárioPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaGuia Comercial
Publicidade
Cultura & Eventos

Feira Medieval do Parque Histórico é a única do Brasil que possui a representação dos árabes

Os orientais tiveram seu período de ouro na Idade Média e essa história será resgatada e retratada no evento

Feira Medieval do Parque Histórico é a única do Brasil que possui a representação dos árabes
(Divulgação)
Publicidade
COM ASSESSORIAS - A novidade para a terceira edição da Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, será o espaço dedicado a representação da cultura árabe. A atividade, como todos as outra ações do evento, é coordenada pelo Núcleo Educativo do Parque Histórico e organizada por uma das guildas integrante do grupo de voluntários Chamagrimpa.

Quando o assunto é Idade Média muitas coisas estimulam o imaginário e logo vem a memória imagens de castelos, da Europa, de reis, dos feudos, de cavaleiros, caça às bruxas, mas é esquecido do mundo Oriental que influenciou neste período. A guilda Al Arab, que integra o Chamagripa, trará a presença árabe para a Feira Medieval.

“Os árabes foram responsáveis pelas rotas comerciais, durante o período medieval, foram importantes em questões relacionadas a ciência, desenvolvimento da ótica, trouxeram para o ocidente o número zero, a filosofia grega, a astronomia e a álgebra. Trazer para o museu a cultura deste povo trará diversidade para o evento, pois para os árabes não existe a noção histórica de Idade das Trevas que foi construída pelo Ocidente nos séculos XVI e XVII para explicar o período medieval, estigmatizado como uma época de ignorância, de poucas inovações científicas, dominada pelo pensamento da Igreja Católica. A noção de que os árabes consistiam num povo atrasado, bárbaro foi criada pelo Ocidente para justificar a dominação do Oriente”, explica Fernanda Hrycyna do Núcleo Educativo do Parque Histórico e integrante da guilda Al Arab.

Com a reprodução do espaço árabe será possível se aprofundar nesta cultura que teve sua época de ouro durante a Idade Média, com a conquista de territórios por meio expansão da fé islâmica. Quanto mais territórios eram conquistados, novos conhecimentos eram adquiridos. “Diferente do Ocidente que centralizava o conhecimento, os árabes incorporavam as culturas e conhecimentos de outros povos. Deste modo, se desenvolviam aproveitando e valorizando sua cultura por meio de novos aprendizados”, conta Fernanda.

O estande também contará com um espaço lúdico para apresentar ao público algumas brincadeiras que foram popularizadas no Ocidente, mas que foram trazidas pelos árabes, como jogos de tabuleiro: gamão, dama e xadrez. “Faremos o espaço das Mil e Uma Noites, com contos compilados da Índia e da Pérsia, para estimular o imaginário do público infantil. Ainda falaremos de aspectos gerais políticos e culturais, apresentaremos a prática da perfumaria trazida pelos árabes”.

Lucas Kugler, do Educativo do Parque Histórico e idealizador do evento, afirma que a Feira Medieval é a única do país que mostra a cultura oriental. “No Brasil não é trabalhado a presença árabe em eventos medievais, existem pessoas com fantasias, mas não é aprofundada a temática. Somos os primeiros que faremos o resgate desta rica tradição, com o intuito de apresentar ao público essa história que muitas vezes é esquecida”.

Serviço:

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h às 22h. O ingresso para o evento será no valor de R$5 inclusive para caravanas, grupos escolares e grupos de terceira idade. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais e pessoas com traje medieval completo serão isentas do ingresso social. Mais informações no site www.aphc.com.br/feiramedieval, ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.

Compartilhe:

Leia também

Projeto leva teatro a comunidade terapêutica de CarambeíO espetáculo integra as atividades do projeto Cultura Viva Rainha da Paz que tem como objetivo contribuir para a recuperação e reinserção social de dependentes químicos através de oficinas de arte e espetáculos teatrais
Publicidade

Mais Lidas

Prefeitura de Ponta Grossa divulga editais para concurso público com vagas em diversas áreas

Ponta Grossa recebe novos equipamentos para ampliar oferta de cirurgias no SUS

Coro Cidade de Ponta Grossa abre vagas remanescentes para alunos bolsistas

Carreta do Programa “Agora Tem Especialidades” do Ministério da Saúde atende mulheres até 8 de março em Telêmaco Borba

Dentista do Paraná é preso suspeito de cometer estupro em consultório e chácara

Categorias

Agronegócio & EconomiaCultura & EventosEmprego & QualificaçãoEsportesGeralObituárioOpiniãoPolíticaPublicação LegalSaúdeSegurançaSem categoriaTecnologia

Cidades

  • Arapoti
  • Carambeí
  • Castro
  • Correio REGIONAL
  • Geral
  • Jaguariaíva
  • Palmeira

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia