Correio dos Campos

Intervenção artística integra programação da 11ª Festa dos Imigrantes do Museu Parque Histórico de Carambeí

15 de agosto de 2025 às 08:42
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nos dias 23 e 24 de agosto, das 10h às 20h, acontecerá a 11ª Festa dos Imigrantes no Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC). Com comidas tradicionais e apresentações culturais, o evento comemora a diversidade étnica dos Campos Gerais.

Uma das atrações desta edição será a intervenção artística dos alunos do Ateliê Mãos Coloridas, sob a orientação do professor Tiago da Silva. O público poderá acompanhar de perto o processo criativo, observando as telas ganhando forma e cor ao vivo. “Será uma oportunidade de conhecer obras inspiradas nas tradições, costumes e símbolos de diferentes povos imigrantes que contribuíram para a nossa cultura. Além de observar a pintura em andamento, será possível interagir com os artistas, entender suas inspirações e vivenciar um momento único de arte, história e diversidade cultural”, afirma o professor.

Juliana Bellafronte, historiadora do Setor de Acervos do MPHC, destaca que essa interação reforça a conexão da comunidade com a instituição museológica. “A participação dos alunos do Ateliê Mãos Coloridas na Festa dos Imigrantes tem grande importância, pois mostra como o Museu contribui, em suas diversas expressões, com a comunidade, construindo o respeito e o cuidado com a memória coletiva”.

A atividade será no dia 23 de agosto, das 14h às 16h. Os alunos finalizarão a criação de suas telas, nas quais, após uma pesquisa sobre imigração, escolheram elementos culturais para representar. Entre os grupos étnicos apresentados estão os holandeses, alemães, poloneses, ucranianos e açorianos.

As pinturas realizadas pelos artistas serão exibidas em uma mostra de curta duração, com curadoria da comunidade, na Casa da Memória, ala museológica do MPHC. “A apresentação dessa produção no espaço museal representa o reconhecimento de que esse ambiente também pertence a elas. Desperta o senso de valorização e de cuidado com o patrimônio”, expõe a historiadora.

Ainda não há uma data definida para a exibição da mostra, que será realizada na Casa da Memória, construção datada de 1946, primeira ala do Museu Parque Histórico de Carambeí. “A exposição das pinturas dos alunos em um edifício histórico como a Casa da Memória reforça a relevância de sua participação na construção da cultura e da história de Carambeí, além de contribuir para sua formação como cidadãos”, finaliza Bellafronte.

Serviço:

A 11ª Festa dos Imigrantes, promovida pelo Museu Parque Histórico de Carambeí, conta com o patrocínio da Itaipú Binacional, disponibilizará estacionamento gratuito. Durante os dias do evento, será oferecido um ingresso social pelo valor de R$ 10 reais. Com esse ingresso, os visitantes poderão entrar nas alas museais, das 10h às 17, das 10h às 20h participar da programação do evento. Apenas crianças com até 10 anos terão acesso gratuito.