Correio dos Campos

O termo Museu foi incorporado a marca do Parque Histórico de Carambeí

20 de março de 2024 às 17:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC), fundado em 2001, é considerado o maior museu de tipologia histórica a céu aberto do Brasil. Construído em uma área de 100 mil metros quadrados, com uma ampla área de jardim integrado às alas museais que unido à nomenclatura, que não levava o título de museu, mas de parque, gerava confusão ao público que não o reconhecia como instituição de memória.

Como parte dos apontamentos apresentados na elaboração do Plano Museológico, um planejamento estratégico que norteará as ações realizadas nos próximos 10 anos, a apresentação da Instituição como Museu deverá estar presente em sua marca.

Os elementos principais da identidade visual, criada em 2009, representada pelo lavrador com o arado, remete a uma poesia neerlandesa sobre o trabalho árduo no campo e da fé, o que está intimamente ligada à comunidade holandesa de Carambeí.

A identidade da Instituição foi preservada, os símbolos permanecem, e a nova nomenclatura é: Museu Parque Histórico de Carambeí.

Serviço:

No ano de 2023, 158.034 mil pessoas visitaram o Museu, sendo 35.627 mil visitas gratuitas. Entre os anos de 2014 e 2023 a Instituição recebeu 1.102.424 visitantes. Com o perceptível crescimento na visitação anual, notou-se a necessidade de reestruturação e em 2023 iniciou o processo que é acompanhado por uma consultoria técnica em museologia. No decorrer da reorganização serão apresentas outras mudanças para melhoria do MPHC.