Correio dos Campos

Associação Parque Histórico realizou Assembleia Geral Ordinária e Extraordinárias

12 de março de 2024 às 11:02
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC), no dia 6 de março, reuniu sócios fundadores e sócios colaboradores para a Assembleia Geral Ordinária (AGO), referente as atividades realizadas no ano de 2023. Na ocasião, aconteceram duas Assembleias Extraordinárias, consecutivas, que pautaram a criação do Museu Parque Histórico de Carambeí (MPHC) e Política de Gestão de Acervos da instituição.

O relatório de atividades realizadas em 2023, apresentação e aprovação do balanço referente ao mesmo ano, o parecer e aprovação das contas pelo Conselho Fiscal, o orçamento para o ano de 2024 foram pautas na AGO. O espaço de memória está em processo de restruturação. Com a elaboração do Plano Museológico, que direcionará as atividades nos próximos 10 anos, notou-se a necessidade de alterar a marca e incluir a palavra Museu na mesma, os participantes votaram a favor.

Foi identificado a necessidade de elaborar e aprovar em ata, com votação dos sócios fundadores e sócios colaboradores, a criação do Museu dentro das instâncias de decisão da Associação Parque Histórico de Carambeí. Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), os presentes deliberaram a criação retroativa, do ano de 2001, na data em que foi fundada a ala museal Casa da Memória. Deste modo, atende ao que explicita a legislação museológica e segue as orientações dos órgãos da área, em especial Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Seguindo a Lei n° 11904/2009, Decreto n° 8.124/2013, o código de ética do Conselho Internacional de Museus (ICOM), Lei n° 8.159/1991, Decreto n 4.073/2002, normativa CONARQ n° 40, de 9 de dezembro de 2014, normativas IBRAM, Internacional Council of Museums — Ccomittee for Conservation (COM-CC), constituição brasileira, convenções, declarações e normativas internacionais que visam a proteção e preservação do patrimônio, foi apresentada e votado a favor da Política de Gestão de Acervos elaborada para o Plano Museológico. Este documento, cujo objetivo, é regular o processo de incorporação, desincorporação e circulação dos acervos museológicos, arquivísticos e bibliográfico, estabelecendo critérios e procedimentos.

O presidente da APHC, Dick Carlo de Geus, agradeceu a equipe do Museu pelo trabalho desempenhando. O MPHC, de 2014 até 2023, recebeu 1.102.424 visitantes e é perceptível o crescimento, há necessidade de reestruturação, esse processo é acompanhado por uma consultoria técnica em Museus.