Correio dos Campos

Sanepar e Frísia firmam novo Termo de Cooperação Técnica de proteção de mananciais

Assinatura do documento reuniu representantes da Sanepar, Frísia Cooperativa, Secretaria Estadual de Agricultura e órgãos estaduais
8 de março de 2024 às 17:26
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Sanepar e a Cooperativa Frísia realizaram em Carambeí, nesta sexta-feira (8), a assinatura de um novo Termo de Cooperação Técnica entre as duas entidades. A parceria, por meio do Programa Fundo Azul, da Sanepar, visa a elaboração de um estudo técnico, com vistas ao afastamento dos resíduos armazenados em esterqueiras instaladas em áreas de mananciais de abastecimento dos municípios de Ponta Grossa e Castro.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a parceria, lembrando que a partir do trabalho de proteção das áreas de bacias hidrográficas, surgem outras iniciativas importantes que podem contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer a economia circular. “Começamos pela Frísia, que nos acolhe para fazer este trabalho, mas a ideia é expandi-lo, evitando que estes dejetos poluam as águas, e que possam gerar subprodutos, como o biofertilizante e o biogás”.

O termo assinado marca a terceira fase do Programa Fundo Azul em parceria entre a Sanepar e a Frísia Cooperativa. Na segunda fase, concluída em 2023, foram instaladas esterqueiras em 17 propriedades, adequando o destino dos efluentes de bovinos de pequenos produtores de leite de áreas de mananciais em Castro, Carambeí, Prudentópolis, Teixeira Soares, Palmeira, Imbituva e Irati. Com o manejo adequado, o Programa contribuiu para preservar a qualidade da água dos rios ao adequar a destinação de uma média diária de 47 mil litros de efluentes nos rios.

A primeira fase do Programa, entre 2019 e 2021, atendeu 15 pequenas propriedades nas bacias hidrográficas dos rios Piraizinho, São João, São Cristóvão e Represa de Alagados. A instalação das esterqueiras permitiu reduzir o aporte de matéria orgânica nestes mananciais de abastecimento público, em cerca de 42 mil litros diários de efluentes.

Segurança e sustentabilidade – A parceria atende à aplicação do Plano de Segurança da Água, do Ministério da Saúde. As iniciativas do Programa Fundo Azul protegem a água, o solo e a biodiversidade do ecossistema como um todo. Para os produtores, o Fundo Azul contribui para a regularização das pequenas propriedades, estimulando a economia e o desenvolvimento sustentável.

O diretor-presidente da cooperativa Frísia, Renato Greidanus, destacou que, nos seus quase 100 anos, a Cooperativa sempre teve a preocupação em ser sustentável. “Para a Frísia é um orgulho ter esta parceria, pela preocupação que o Estado e a Sanepar têm com a qualidade da água, bem como o apoio aos produtores na responsabilidade que todos temos em cuidar do meio ambiente e promover a sustentabilidade na cadeia produtiva como um todo”.

O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, enfatizou a satisfação pelo projeto. “Estamos felizes em acompanhar este momento, esperando que tenhamos de fato a possibilidade de que, aprendendo com este modelo inicial, possamos levar para outras regiões, contribuindo para esta visão mais conservacionista. São os efeitos positivos que a gente espera de uma ação como esta”.

O evento também teve a participação do diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Jr, do presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Natalino Avance de Souza, do Superintendente da Cooperativa Frísia, Mário Dykstra, de gerentes da Sanepar, da equipe da Frísia e cooperados beneficiados pelo Programa Fundo Azul.