Correio dos Campos

Sementes Batavo, da Frísia, apresenta as principais cultivares das maiores obtentoras de soja do Brasil

5a Noite da Soja irá reunir em torno de 500 produtores, entre cooperados e demais agricultores do Paraná, para expor o desempenho de sementes ideais para regiões do Paraná Alto e Baixo
9 de fevereiro de 2024 às 15:54
(Foto: Rafael Piotto)

COM ASSESSORIAS – A Noite da Soja chega na quinta edição com um completo portfólio de sementes para variados perfis de área e clima. O evento acontece no dia 20 de fevereiro, em Carambeí (PR), e deve reunir um público de cerca de 500 pessoas, formado por cooperados, agricultores da região dos Campos Gerais, estudantes, representantes das empresas expositoras e distribuidores. O evento é realizado pela Sementes Batavo, marca pertencente à cooperativa Frísia com mais de 50 anos de tradição.

De acordo com João Troyner Arruda, coordenador comercial de Sementes da Frísia, estarão presentes os principais lançamentos das maiores obtentoras de sementes de soja do Brasil. “A nossa expectativa para o evento está em poder contribuir, para o cooperado e o agricultor da região, com mais informações sobre a produção de soja, cultivares com maior produtividade e tecnologias voltadas à produção de sementes. Para mostrarmos o que a Frísia está fazendo, junto com os parceiros, para agregar uma maior rentabilidade na produção da soja”, destaca.

O evento, explica Arruda, conta com os principais parceiros de biotecnologia do mercado, com o foco em novas cultivares para a região dos Campos Gerais e do Paraná Alto – com áreas, como o nome diz, mais altas e frias e cultivares específicas para esse clima – e Paraná Baixo – com menor altitude, como o norte pioneiro e a região oeste do estado.

A Noite da Soja inicia às 18h, no Pavilhão Frísia, com um café da tarde. Às 18h30 começa a palestra técnica do engenheiro agrônomo Renato Horikoshi, com o tema ‘Biotecnologias em soja: passado, presente e futuro’, que vai tratar sobre manejo e resistência de insetos e a perspectiva do setor.

A saída do público para conferir as cultivares no campo será a partir das 19 horas, quando poderão verificar as diferentes estações e detalhes das parcelas plantadas. Nesse momento, será possível verificar a semente ideal para a próxima safra, com características como ciclo, porte, resistência à doenças e pragas, sanidade, entre outras informações. O encerramento será às 21h30, com jantar e música ao vivo.

Também haverá exposição de máquinas agrícolas e a presença de empresas com tecnologia e soluções para o tratamento industrial de sementes.