Correio dos Campos

Prefeitura e Parque Histórico de Carambeí homenageiam imigrantes de diversas etnias presentes no município

26 de abril de 2022 às 14:52
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Carambeí e a Secretaria de Educação por meio do departamento de Cultura em parceria com o Parque Histórico de Carambeí, neste mês de abril em que se comemora os 111 anos da Imigração Holandesa no município, realizam uma homenagem aos imigrantes de todas as etnias que fazem parte da história passada e contemporânea de Carambeí. A solenidade acontecerá no dia 27, no Parque Histórico de Carambeí e contará com apresentação musical do Grupo Soli Deo Gloria.

A diretora do departamento de Cultura, Marli Menarin, explica que Carambeí é o berço da imigração holandesa no Paraná, porém é importante também homenagear as outras etnias que estão presentes no município. Ela cita que os imigrantes portugueses e italianos que estão mais na região rural do Catanduvas tiveram uma expressiva participação no desenvolvimento econômico e cultural de Carambeí.

“Nos temos na comunidade descendentes de poloneses, alemães e também a presença de asiáticos, haitianos e africanos. É importante que todos sejam valorizados e homenageados neste mês em que comemoramos os 111 anos da imigração holandes que foi fundamental para o desenvolvimento principalmente agropecuário de Carambeí e todo os Campos Gerais”, ressalta Marli.

Nesta oportunidade as homenagens serão estendidas a Bernhard Richard Ksinski (in memorian) representado pela neta Marlene Ksinsik (Alemanha),Tereza Ventura (Portugal), Amin Bosmuller (Áustria), Rosa Spinardi (Itália), Juan Segura Iparraguirre (Peru), Jacob Zijlstra (Holanda), Ali Hasan (Ásia), Helena Tabor (Polônia), Georges Charles Meytre (in memorian) representado pelo neto Pierre Meytre (Suíça), Adrian Collantes (Cuba) e Saul Mardi (Haiti).