Correio dos Campos

Visita do Presidente Bolsonaro ao Paraná a convite da deputada Aline foi um sucesso

11 de novembro de 2021 às 17:27

COM ASSESSORIAS – No dia 5 de novembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Paraná, nos Campos Gerais a convite da deputada Federal Aline Sleutjes, para realizar entregas e divulgar vários programas e ações dos Ministérios. O primeiro evento aconteceu no município de Ponta Grossa e logo após na cidade de Castro, seguido de um jantar. No sábado dia 06 a Associação Motociata Paraná promoveu uma motociata com a presença de cerca de 5 mil motos, além de carros, jeeps e caminhões. Esse evento contou com a participação do presidente da república que pilotou confiante o trecho de 76 km de Piraí do Sul até Ponta Grossa no Estado do Paraná.

PONTA GROSSA

Recebido por centenas de apoiadores no aeroporto, o presidente iniciou a agenda no município de Ponta Grossa, no Centro e Eventos da cidade, com cerca de 2 mil convidados em espaço fechado. A abertura da solenidade se deu com a execução do hino nacional pelos alunos da Escola Cívico Militar, na sequência houve a entrega da bandeira da Escola, camiseta do time da Cidade, o Operário e cartas dos alunos ao presidente Bolsonaro.

A prefeita Eisabeth Schimidt, foi a responsável pelo discurso de boas-vindas à comitiva de Bolsonaro. Em um discurso empolgante, agradeceu a presença de todos e em especial à deputada federal Aline Sleutjes, que destinou muitos recursos ao município de Ponta Grossa, agradeceu a deputada por ter trazido o presidente Jair Messias Bolsonaro à cidade pela primeira vez depois de eleito. Também agradeceu a destinação de verba federal no valor de 35 milhões de reais à reforma do aeroporto de Ponta Grossa, além das verbas destinadas à alimentação escolar que têm ajudado muito o município. Ao final do discurso a prefeita e o vice prefeito de Ponta Grossa, Capitão Saulo, entregaram ao presidente uma placa de homenagem.

Logo em seguida, os diretores presidentes das cooperativas Capal – Eric Bosh, Cooperativa Lapa – Luiz Roberto Bazio, Cooperativa Agrária – Jorge Karl, Cooperativa Castrolanda – Willem Bouwman, Cooperativa Frísia Renato Grendaus e Cooperativa Copa agrícola Gabriel Nadal, foram convidados a se aproximarem do presidente Bolsonaro para descerrar a placa alusiva ao lançamento da Maltaria Campos Gerais, a maior da América do Sul, uma agroindústria bilionária que gerará milhares de empregos.

Além da placa da Maltaria, a placa da nova sede da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa – ACIPG, também foi descerrada, pelo Presidente da República, pela Prefeita de Ponta Grossa e pelo presidente da entidade o Sr. Douglas Fonseca, este fez um discurso agradecendo a presença de todos e especialmente à deputada Aline Sleutjes, segundo ele, que não mediu esforços para oportunizar a presença ilustre do Presidente e demais autoridades presentes no evento. Segundo Fonseca “muitas obras foram feitas no Brasil e principalmente no município de Ponta Grossa, na gestão do presidente Bolsonaro, mas como conseguiram fazer tudo isso? A resposta é muito simples: é só não roubar!”. Nesse momento o público presente aplaudiu calorosamente o discurso, em sinal de concordância com a fala.

O evento também foi marcado por entregas do governo federal, entre elas a ampliação do sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa, que foi concretizado pelo governo do presidente Bolsonaro. O Secretário Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional, Senhor Pedro Maranhão fez uso da palavra e descreveu a alegria de ver a grandiosa obra para a ampliação do sistema de abastecimento de água do município pronta. Segundo o Secretário “foram 8 estações elevatórias, 103 km de rede e 2 novos reservatórios que vai beneficiar toda a população de Ponta Grossa, levando saúde, qualidade de vida e acima de tudo, salvando vidas, porque o saneamento salva vidas”.

Outro momento marcante foi o descerramento de placa alusiva à cessão de terras da União no município de Paranaguá, foram cerca de 450 mil hectares cedidos, todos localizados na ilha dos Valadares, que regularizará a situação fundiária de 5 mil famílias que vivem no local há mais de 50 anos. O prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias Hofman, assinou contrato em conjunto com o Secretário Maranhão.

Um dos discursos mais ovacionados foi o da Deputada federal Aline Sleutjes, vice-líder do governo no Congresso Nacional e presidente da Comissão de Agricultura, responsável por trazer o presidente ao Paraná, natural da cidade de Castro, muito conhecida na região dos Campos Gerais, ela fez um breve discurso em que enfatizou a importância e excelência do governo federal.

“Amigos, hoje é dia de festa, dia de trazer coisas do governo federal para cá, dia de trazer Brasília para Ponta Grossa, dia de mostrar a força, a coragem a determinação a dedicação deste povo, raiz dos Campos Gerais. Para mim é motivo de orgulho ser uma ex vereadora que chegou a deputada federal. Presidente Bolsonaro, nem nos meus melhores sonhos eu podia imaginar ser um dia uma deputada federal, hoje eu realizo o sonho de muitos brasileiros que acreditaram nesse país e nessa bandeira verde e amarela”.

A parlamentar aproveitou o momento para homenagear o Major Eudorico, um veterano de guerra que naquele mesmo dia estava completando 101 anos de idade, visivelmente emocionado o Major foi aplaudido de pé pela plateia, que cantou parabéns ao veterano.

“Quero agradecer pela confiança, por terem me dado a oportunidade de representá-los em Brasília e quero dizer à vocês que hoje é um dia de muita realização, eu sonhei muito com o dia de trazer o presidente Jair Bolsonaro para a nossa região, para ele ver o amor que o povo tem por ele, para mostrar a força do nosso agro, para mostrar a capacidade do nosso povo trabalhador. Presidente, se tenho mais algum pedido ao senhor é que continue sendo esse homem simples, trabalhador, honesto, patriota, conservador, que respeita os valores, que luta arduamente dia, noite e madrugada por todos nós. Presidente continue conosco, que nós continuaremos com o senhor, porque nós jamais largaremos a sua mão, Deus abençoes, juntos somos mais fortes!” finalizou a deputada federal Aline Sleutjes.

O discurso mais aguardado em Ponta Grossa foi o discurso no Presidente Jair Messias Bolsonaro “o mito” como foi constantemente chamado no evento. O discurso foi leve e descontraído, logo de início o presidente mencionou as dificuldades de gerir um município como Ponta Grossa e disse que há grandes dificuldades em gerir um país, ainda mais em tempos de pandemia. Segundo o presidente “contamos com um apoio muito grande do parlamento, dos deputados paranaenses, em especial da Deputada Aline Sleutjes que me convidou para vir aqui, vocês não sabem o que é um convite da Aline, você tem que aceitar!” disse Bolsonaro em tom descontraído, enfatizando a força e o poder de persuasão da líder do governo.

O presidente citou Secretário Nabhan Garcia, que fez um excelente trabalho para a regularização de títulos da reforma agrária, dando documento, liberdade para as pessoas poderem crescer, investir em suas áreas e produzir, citou também Pedro Maranhão Secretário de Saenamento que estava na comitiva representando o Ministro Rogério Marinho.

Sobre a Itália, o presidente comentou a última viagem que fez para tratar de assuntos do G-20, em que a comitiva brasileira foi muito bem recebida, inclusive falou um pouco da aproximação que teve com a Ângela Merkel, chanceler alemã, considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo, disse que ela é uma pessoa simpática e que mudou totalmente a visão que tinha dela, disse ainda que nas oportunidades que teve de passear por Roma encontrou vários apoiadores, pessoas que o reconheceram e que provavelmente tiveram outra ideia da imagem errada que a imprensa tradicional passa aos quatro cantos do mundo.

Segundo Bolsonaro “Cada vez mais os outros países estão entendendo o quanto o Brasil representa para o mundo, a cada cinco pessoas lá fora, uma é alimentada por nós, isso é muito gratificante. O agro está muito bem representado por nossa ministra Tereza Cristina, nós somos exemplo, nós somos solução para o mundo”.

O presidente falou sobre o papel do Brasil na preservação ambiental mundial, falou que o país é responsável por menos de 3% da emissão de gases de efeito estufa, que nossa Amazônia é preservada.

Bolsonaro falou também sobre do excelente trabalho do Ministro Tarcísio, no Paraná em parceira com o governador do estado do Paraná, Ratinho Junior, mandou para o Tribunal de Contas de União uma proposta final que espera que seja homologada, para que 3.300 Km de estradas do Paraná sejam federalizadas, isso envolverá 44 bilhões em investimentos no período de 7 anos, serão também implantados 10 contornos e 1780 km de duplicação, vale lembrar que em 7 anos apenas 60 km foram duplicados no Paraná.

No término da cerimônia a plateia o aplaudiu em pé. O evento foi um sucesso, organizado pela equipe da deputada federal Aline Sleutjes, Acipg, Prefeitura de Ponta Grossa, com esforço especial do vice-prefeito Capitão Saulo, carinhosamente apelidado de “Capita” pelo presidente Bolsonaro. Não houve registro de qualquer incidente ou protesto.

CASTRO

Logo após o evento em Ponta Grossa a comitiva presidencial se dirigiu para a cidade de Castro-PR, para o segundo evento do dia. O Presidente chegou com a comitiva e foi direto para o meio do povo, entre cumprimentos , fotos, presentes e muita emoção.

Para a abertura da cerimônia a fanfarra da Escola Evangélica Castrolanda da cidade, tocou o hino nacional e a plateia cantou à capela.

Logo no início foi lançado o programa “Roda bem caminhoneiro” que tem por objetivo oferecer infraestrutura, capacitação e assessoria técnica aos caminhoneiros autônomos, a ideia é melhorar a renda e qualidade de vida da categoria. Há um aplicativo com o qual é possível comprar insumos em trânsito, compartilhar fretes, localização e participar de assembleias online. Foram 18 milhões de reais em investimentos do governo federal.

Willem Bouwman, presidente da Castrolanda fez o discurso de boas-vindas, já que o Parque de Exposições é administrado pela Cooperativa, agradeceu a visita da comitiva presidencial, composta pelo Presidente da República, pela Anfitriã Deputada Federal Aline Sleutjes, natural de Castro, demais deputados federais e estaduais, ministros, secretários estaduais e federais e Incra. Bouwman contou um pouco da história da Castrolanda, que esse ano completa 70 anos de existência e descreveu como a cidade de Castro se tornou a capital nacional do leite.

O Ministro da cidadania João Roma discursou, na ocasião agradeceu a recepção calorosa feita pela população de Castro, falou sobre o projeto do governo e a importância dos caminhoneiros que levam o alimento e produtos aos quatro cantos do Brasil. Segundo Roma “o povo brasileiro é um povo trabalhador, que acorda todo dia cedo para ganhar o seu sustento e que merece não só o reconhecimento mas um governo como esse, um governo de um homem cristão, temente a Deus, que respeita a família e que defende o Brasil acima de tudo”.

O chefe geral da Embrapa Florestas Erich Schaitza e o diretor presidente da empresa Sempre Sementes Fernando Prezzotto assinaram o marco da independência tecnológica do agro do Brasil, um novo momento para a pesquisa no País.

Na oportunidade foram entregues títulos de propriedade rural do assentamento Mãe de Deus em Jardim Olinda –PR. Em 14 anos do governo antecessor foram entregues 10 títulos de propriedade no estado do Paraná e em menos de 3 anos do governo Bolsonaro, foram entregues entre títulos definitivos e títulos provisórios, cerca de 5.700 títulos neste evento. “Este governo respeita o direito à propriedade pois ele é sagrado, iremos entregar milhares de títulos em todos os cantos do País, dando liberdade, apoio e desenvolvimento para que estes brasileiros produzam, gerem emprego e renda e vivam felizes” afirmou Nabhan Garcia, Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Novamente Aline Sleutjes discursou e foi ovacionada pelo público muitas vezes, ela que é natural de Castro-PR, primeira deputada federal eleita da cidade. A parlamentar enfatizou que esta é a primeira vez na história que a cidade recebe um presidente da república.

“Esse evento tem um motivo muito especial para mim, resultado de muito trabalho e dedicação. A história de Castro, a história da Castrolanda, a história o Presidente Bolsonaro e a minha história têm algo em comum, a superação! Os imigrantes holandeses chegaram aqui com poucas roupas, algumas vaquinhas e muita esperança, hoje depois de muito esforço e trabalho somos conhecidos como a Capital Nacional do leite, somos os maiores produtores de leite do país, a Castrolanda é gigante, referência no Cooperativismo Nacional. Na minha história política tive que superar muitas coisas para chegar onde estou hoje e certamente a vida do nosso presidente também não foi fácil, como não é fácil para todos os presentes, mas nós enfrentamos as dificuldades e superamos todos os desafios!”, afirmou Sleutjes para cerca de 3 mil pessoas que foram prestigiar o evento.

Bolsonaro foi aplaudido pelo público e em seu discurso várias vezes, citou os 14 anos de desvios feitos no BNDES no governo anterior, que chegaram a meio trilhão de reais. Citou o sucesso dos ministérios e da escolha dos ministros que serão lembrados na história brasileira e declarou “Peço a Deus pouca coisa, só força e coragem, que ele me permita deixar para as crianças, lá na frente, um Brasil bem melhor daquele que recebi em 2019” e completou: “Jamais esperava ser vereador e fui, de repente deputado federal e confesso para vocês que decidi no final de 2014 que iria disputar a presidência, comecei a andar pelo Brasil, alguns me tratavam como maluco, mas eu acreditei, lutei e hoje estou aqui”.

A organização do evento foi impecável, feito pela equipe da deputada federal Aline Sleutjes, GSI, produtores, empresários , Empresa Sempre Sementes e Cooperativa Castrolanda.

Após o evento o Presidente e alguns convidados foram recepcionados pelo Sr. Eloy num delicioso Jantar, cerca de meia hora depois o Presidente seguiu o 5⁰ Esquadrão de Cavalaria Mecanizada em Castro para descansar, mais um momento histórico para Castro, um Presidente da República pernoitar em nossa terra. No jantar a Deputada Aline entregou duas placas de homenagem a Frans Borg pelos relevantes trabalhos prestados ao Cooperativismo e para a escritora Cláudia Bodini, que foi indicada pela Deputada federal Aline Sleutjes para receber o Prêmio Brasil+Inclusão, honraria concedida pela Câmara dos Deputados para homenagear aqueles que são exemplos de dedicação e merecem o reconhecimento por uma vida de entrega em prol da inclusão social.

MOTOCIATA

Ao descer em Piraí do Sul o presidente foi recepcionado pelo Prefeito Henrique, Vice-prefeito Wagner, Presidente da Câmara Parailio de Oliveira King e a Vereadora Mariana Zadra, com a entrega do Título de Cidadão Honorário para Bolsonaro.

A motociata foi organizada pela Associação Motociata Paraná, um dos seus membros o Coronel Reginaldo com apoio da Prefeitura de Piraí do Sul, convidaram o presidente Jair Bolsonaro, que prontamente aceitou e participou do evento, com humildade e bom humor o presidente pilotou os 76 km em uma moto seguido por milhares de apoiadores e da Deputada Federal Aline Sleutjes, braço forte do presidente no Paraná. Na chegada no Centro de Eventos de Ponta Grossa o público já esperava com ansiedade, milhares de pontagrossenses aguardavam o grande momento de ver ou rever o presidente. Com um discurso de gratidão e patriotismo o Presidente Jair Bolsonaro agradeceu o convite e retornou revigorado e satisfeito com todos os gestos de apoio e carinho dos Paranaenses.

Diante de todos os eventos ocorridos no Paraná sem qualquer manifestação contra, sem qualquer contratempo, é possível afirmar com todas as palavras que o evento foi um verdadeiro sucesso!