Correio dos Campos

Comitê Territorial Avança Campos Gerais é formalizado e cria plano de ação

Corpo técnico, formado por presidente, vice-presidente e coordenadores, vai atuar para tornar a região mais representativa
31 de agosto de 2021 às 18:46
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Comitê Territorial Avança Campos Gerais, formado por representantes do poder púbico, instituições de ensino, sociedade civil e empresários, foi formalizado nesta terça-feira (31). O mandato é de dois anos (2021/2022) e tem o corpo técnico composto pela presidente Giorgia Enrietti Bin Bochenek, pelo vice-presidente Lino Cesar Castanho Lopes e pelos coordenadores Gilmar Denck, gerente institucional da Associação Comercial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg); Bruno Costa, Secretário Municipal de Agricultura de Ponta Grossa; e pelas docentes Gislaine Martinelli Baniski, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Jaqueline Fonseca Rodrigues, do Cescage.

Formado pelos municípios de Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés, o Comitê vai atuar na promoção e incentivo à integração das lideranças da região na busca de soluções para o desenvolvimento com foco em quatro eixos: acesso ao mercado, inovação e tecnologia, educação empreendedora e associativismo.

“Na união de esforços e junto com todos os envolvidos, como o Sebrae/PR, Acipg , AMCG (Associação dos Municípios dos Campos Gerais) e demais entidades, teremos muito trabalho para tornar a região mais forte e representativa”, diz a presidente do Comitê.

Para tornar o trabalho efetivo, cada um dos eixos priorizados pelo Comitê conta com um plano de ação e planejamento. O eixo de acesso a mercados, coordenado por Bruno Costa, tem entre as propostas centrais a ampliação de oportunidades para produtores rurais e empresários do território através de compras públicas; a promoção e a aproximação entre os potenciais fornecedores de modo que possam ganhar em estrutura e capacidade de negociação para atender o poder público; a ajuda para que os produtores enxerguem as oportunidades e decidam melhor sobre o que plantar/produzir para atender as demandas regulares, entre outras propostas.

Já no eixo da educação empreendedora, coordenado pela professora da UEPG, Gislaine Baniski, têm entre as propostas a criação de recursos de apoio para que professores possam se abastecer com metodologias e informações para difundir o empreendedorismo junto aos alunos; a identificação e fortalecimento de iniciativas para a disseminação do empreendedorismo; a realização de fóruns de debate sobre empreendedorismo, entre outras.

Coordenado pela docente do Cescage, Jaqueline Fonseca Rodrigues, o eixo da inovação e tecnologia tem como objetivo estimular a geração e o compartilhamento de ideias e inovações que contribuam com o desenvolvimento sustentável do território, bem como a melhoria de vida das pessoas; criar uma atmosfera que as pessoas se sintam encorajadas a pensar diferente; desmitificar e decifrar a inovação no território e contribuir com a criação de um ambiente de criatividade.

No eixo do associativismo, que tem à frente Gilmar Denck, o plano é criar cursos e formação contínuos sobre associativismo, levantar e apoiar iniciativas em torno da promoção e associativismo no território, entre outros.

“A formalização do Comitê vai gerar uma participação mais efetiva entre os atores locais, permitindo o pertencimento no desenvolvimento social, econômico e sustentável da região”, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço.

BOX

Corpo técnico

Presidente: Giorgia Enrietti Bin Bochenek

Vice-presidente: Lino Cesar Castanho Lopes

Coordenadores:

Eixo associativismo: Gilmar Denck

Eixo acesso a mercados: Bruno Costa

Eixo educação empreendedora: Gislaine Baniski

Eixo inovação e tecnologia: Jaqueline Fonseca Rodrigues.